quarta-feira, 31 de março de 2010

O sentido das borboletas

Bom dia a todos, desculpem-me a ausência. Ando com projetos interessantes, tenho dado um foco maior aos estudos e a outras atividades profissionais e, por isso, não tenho conseguido escrever diariamente. Contudo, espero que continuem divulgando este blog e que vocês continuem comentando os posts. São pelos comentários que retiro novas ideias. Já tenho em mente três posts novos. Um falando sobre meu primeiro dia na escola - em que apresentarei minha amiga Larissa Klumpp - minha primeira audiência criminal, como estagiária do Ministério Público, e um sobre moda, ou como a personagem Luciana definiu no blog dela, a "moda fashion cadeirante". Neste post, apresentarei minha amiga que me ajuda sempre com essa versão "moda fashion", a Maria Fernanda.
Hoje tenho pouco tempo, não posso demorar muito aqui, infelizmente, já que tenho adorado nossos "bate-papos". Só queria traçar alguns comentários sobre "o sentido das borboletas".
Quem convive comigo sabe que adoro borboletas. Sempre gostei. Tenho muitas fivelas e presilhas de borboletas. Só que, apesar disso, nunca pensei no que elas poderiam significar. Ontem, na novela "VIVER A VIDA, a personagem Luciana ganhou do namorado Miguel um adesivo de borboleta para colocar na cadeira de rodas. E, neste momento, ele mostrou um sentido para este presente. Segundo ele, a borboleta representa a todos nós. A borboleta,quando jovem, vive num casulo se preparando para seu renascimento, para uma grande transformação. Nós, seres humanos, também, estamos nos preparando para voarmos longe. Miguel, completou que, o acidente que Luciana sofreu e que a impediu de andar, foi o casulo dela para que agora, já preparada,ela voe bem linda e bem alto.
Confesso que me emocionei com o discurso. Agora gosto ainda mais das borboletas. Já gostava, como disse,sempre as achei um ser lindo, colorido, livre e com asas. Agora as valorizarei ainda mais, ao relembrar essa história de casulo e preparação. Quem sabe não coloco também um adesivo de borboleta em minha cadeira de rodas?Rs... Gostei da ideia, muito criativa.
Bem, como disse, tenho pressa aqui. Queria que pensassem nisso. Queria que todos passassem a enxergar suas dificuldades como o casulo da borboleta, como algo que os preparem para um futuro melhor, mais belo e mais surpreendente.
Fico por aqui.....

domingo, 28 de março de 2010

O caso Isabella e o processo penal

Bom dia, queridos leitores, decidi vir aqui logo de manhã para, finalmente, tecer os prometidos comentários jurídicos sobre o assunto da semana: o julgamento do caso Isabella.
Na verdade, eu não pretendo falar sobre o julgamento em si, sobre as provas, os debates e nem a sentença. Os réus já foram devidamente julgados pela justiça. O que eu quero falar aqui é sobre o impacto que um crime desses causa na sociedade.
Esperei a sentença para poder me certificar de mminha intuição.Desde quando o crime ocorreu, há dois anos atrás, eu tinha a certeza de que o casal seria condenado. Como disse meu pai "o povo os condenou". Nem seria necessário julgamento, provas, perícia, nada disso. O devido processo legal, a ampla defesa, em casos como esse, são meros requisitos formais a serem seguidos porque o povo acaba fazendo o julgamento através das notícias vindas dos meios de comunicação. Durante essa semana, todos comentaram sobre esse trágico crime e todos fizeram seus julgamentos quando deram sua opinião. "De médico e de louco, todo mundo tem um pouco". É verdade, mas de Juiz e de Jurado, também têm.
No entanto, essa situação acontece por razões históricas. Desde os primórdios as pessoas eram julgadas em praça pública por atos que fogem as regras de conduta. A própria Constituição brasileira dá a competência ao Tribunal do Júri para os CRIMES DOLOSOS CONTRA A VIDA, que são nosso bem jurídico mais importante. E para quê? Para que nesses casos, considerados mais gravosos, os réus sejam julgados por pessoas comuns - os jurados - e não pelo Juiz de Direito. A este compete, tão somente, a presidência da audiência e a dosagem da pena, em conformidade com as respostas dos jurados.
Contudo,essa competência não pode acarretar em uma antecipação do julgamento. Em crimes como o de Isabella Nardoni,os jurados devem sentir medo e pressão ao opinar. Medo do que o clamor público diria, se caso absolvessem os acusados.E o advogado do casal Nardoni, então, como deve ter se sentido, vez que recebeu bofetadas por estar, apenas, cumprindo sua função, fazendo seu trabalho? Afinal, todo mundo sempre fica do lado da acusação e apedreja a defesa.Eu mesma muitas vezes agi assim.
Quando pequena, assistia a filmes de julgamentos e sempre me via na posição de Juiza ou de Promotora. Nunca da defesa. Pensar nisso até me dava calafrio. Durante o curso de Direito, no entanto, fui aprendendo as regras de processo penal e percebendo como ele deve funcionar.E, hoje, consigo aceitar com maior facilidade o direito a defesa de um criminoso, por pior que ele seja, a necessidade do cumprimento de um processo correto, justo, com os cumprimentos dos princípios do processo penal. Para que haja um processo justo e correto, para que não haja falhas.
Hoje, Bacharel de Direito e advogada, penso que seguir a Constituição e as normas legais é ESSENCIAL PARA A MANUTENÇÃO DE NOSSO ESTADO DEMOCRÁTICO DE DIREITO e que os meios de comunicação não devem influenciar nesse contexto. Seja para condenar, como para absolver.Tanto o período investigatório como o processual deveria acontecer com maior sigilo, não vir as redes de TV que se utilizam disso para "ganhar a audiência" e fazer um sensasionalismo com um crime tão delicado como esse da morte dessa pobre menina de 5 anos. Alguém pensou como estão os familiares dessa criança? Como se sente essa mãe, sempre revivendo essa tragédia? Acho que não.A sociedade se esquece de que dentro de todo esse "teatro", não temos atores, temos seres humanos, como eu ou você, que está lendo esse texto.
Não estou aqui defendendo Alexandre Nardoni ou Ana Jatobá. Eu estou completamente de acordo com o final do julgamento.Nem pretendo "absolver" todos os condenados, mesmo porque essa atitude também destruiria a democracia. O que estou defendendo aqui é o Direito, o Estado, a Democracia e, principalmente,a JUSTIÇA!!!!!!
EU ACREDITO NA JUSTIÇA. Acredito que todos devem procurar alcançá-la e que será feito o melhor para se chegar em um resultado justo. Sei que nem todos pensam assim, sei que existe a corrupção, porém, prefiro acreditar que ela seja a exceção. Prefiro acreditar que nossa sociedade será boa, justa e cumpridora da lei. Se eu não acreditasse na justiça, não teria estudado Direito. Se um jusrista não acreditar no que está fazendo, quem acreditaria?
Para darmos credibilidade em nosso trabalho, temos que, antes de mais nada, lutar pelo fiel cumprimento da lei. E, se a lei diz que todos são inocentes até que se prove o contrário, por meio de sentença transitada em julgado é porque assim é que deve ser. Se a lei afirma que todos têm direito a ampla defesa e contraditório é porque pretende um julgamento justo, com paridade entre as partes para dar maior credibilidade a quem julgou. E, para quem ainda não se convenceu com essas palavras, basta imaginar como se sentiria se fosse você quem estivesse sendo julgado por alguma coisa: certamente iria querer o direito de se explicar, de dar sua "versão dos fatos", dar "a sua verdade", nem que seja para confessar o crime, não é mesmo?
Como diise, aprendi durante o curso que acusar é muito mais simples do que defender. É natural do ser humano acusar as atitudes alheias, compreendê-las é muito mais complicado. Julgar, então, é das tarefas mais complexas que sr pode ter. Isso porque não falo do julgamento diário que fazemos um do outro. Falo do julgamento correto, justo e técnico. Para isso, necessita-se cautela, compreensão e, principalmente, um poder de OUVIR OS DOIS LADOS DA HISTÓRIA.Para julgar é necessário, antes de tudo, equilíbrio e bom senso.
Certa vez, um professor meu da Faculdade, disse que para fazermos um julgamento, deveríamos imaginar que o caso fosse uma laranja. Para entender o que realmente aconteceu, não basta ver a frente dela, mas sim, o que tem atrás. E, compreender o que aconteceu auxilia até para condenar.
Assim, o respeito ao ordenamento jurídico é o alicerce de qualquer área do Direito, inclusive o Penal. Respeitá-la não é beneficiar o réu. Respeitá-la é fazer a justiça. É chegar a uma condenação de maneira nobre, que não deixe dúvidas tanto para quem julgou como para quem foi julgado.Respeitá-la é absolver somente quem merece ser inocentado. Lutemos pelo Estado Democrático de Direito!!!!!!!!!

"Lutei pelo bom, pelo justo e pelo melhor do mundo" (Olga Benário Prestes)

Bem, essas são minhas considerações jurídicas sobre o caso Isabella. É minha humilde opinião, como amante do Direito como um todo.
Desejo a todos um bom domingo e até o próximo post (ainda não pensei no tema).....

sábado, 27 de março de 2010

Agradecimento

Boa noite a todos os leitores, hoje está muito tarde para escrever textos longos, cheguei tarde em casa e estou com sono.Rs...
Queria agradecer os comentários e os elogios que tenho recebido pelo blog. Prometo pensar em coisas interessantes para postar aqui, certo?
Para não passar em branco,trarei uma "dica" cinematográfica para o resto de fim de semana. Acabei de conversar com uma de minhas "amigas intensas" (como ela colocou no celular dela), a Miriam. E, me lembrei que ainda não tinha falado dela aqui. Não falei porque tenho MUITO A CONTAR SOBRE A MIRIAM. Certamente, ela entrará em inúmeros capítulos de minha vida. Como disse a ela,são tantos "causos" que nem sei o que focar.Mas, como conversamos sobre filmes e como ela é minha principal companhia nos cinemas (A Mi é minha amiga cultural.Rs...), eu decidi indicar aqui um filme LINDO que ela me presenteou uma vez e que tem a ver com os temas que temos "conversado" aqui.
O filme chama-se "VERMELHO COMO O CÉU". O filme relata a história de um menino que, ao ficar cego por acidente, luta contra tudo para conseguir estudar. Ele faz amizade com uma menininha da escola, sem deficiências, mas ela o ajuda sempre e juntos eles mostram a todos como ser feliz, apesar das dificuldades. Os dois amigos se juntam a outros amigos e mostram que as diferenças podem nos trazer outras habilidades. O final do filme é sensível, supreendente e emocionante. Certamente, um dos melhores filmes que assisti até hoje.O filme é italiano e, por isso, talvez seja mais difícil de encontrar. Ela comprou na Livraria Cultura.
A Miriam comprou este filme porque quando assistiu se recordou de mim, de quando conversamos sobre minha luta para estudar, para seguir e para chegar aonde estou.Conheci a Miriam no cursinho preparatório para o Vestibular, já tinha passado a fase do Colégio, mas eu já tive tempo bastante para contar a ela toda a parte inicial. Então, ela me presenteou com esse verdadeiro tesouro e que quero compartilhar "RECOMENDANDO VIVAMENTE" ( como dizia o Gianzinho!Rs...) para que todos assistam quando sobrar tempo livre.
Ainda falarei muito da Mizinha aqui. Mas, já quero dizer que a Miriam é uma pedra mais que fundamental em meu cotidiano. Que sem seus conselhos, suas dicas de estudo, sua opinião sempre bem-humorada, sem seu ombro amigo, sem seu ouvido atento, sem suas histórias hilárias e sem suas tiradas rápidas eu NÃO SERIA QUEM SOU HOJE.Mi,já há muito de você dentro de mim. Amiga,após dez anos de convívio eu só posso agradecer a Deus e a você por fazer parte de minha vida. Tenho certeza que nossa estrada é lonnga porque fizemos o mesmo curso e temos objetivos comuns.Desejo, quero do fundo do meu coração, que SEJA SEMPRE FELIZ E BEM SUCEDIDA EM TODOS OS ASPECTOS DE SUA VIDA, porque te conheço e sei o quanto merece.
Preciso ir. Aguardo comentários sobre o filminho, hein? Olha que as "dicas" culturais da Miriam são realmente IMPERDÍVEIS!!!!!!
Bom sono a todos!!!!!!Rs...

sexta-feira, 26 de março de 2010

Reflexão sobre a amizade

Boa noite, leitores do blog. Sei que prometi falar aqui hoje sobre O CASO NARDONI. Contudo, pensei melhor e decidi deixar para amanhã porque prefiro aguardar a sentença para comentá-la. O que acham? Eu preferi assim....
Para hoje, então, decidi postar um texto muito bonito que reli dias atrás. Ele fala sobre a amizade, a verdadeira amizade. Esse texto foi escrito em um caderno de recordações que tenho desde os tempos da escola. Quem me escreveu foi meu amigo Rubens Granja - o Rubinho. Esse amigo é meu anjo da guarda, como costumo dizer, pois me salvava das recuperações de física e de matemática, porque me ajuda até hoje quando tenho alguma dúvida jurídica e porque é uma das pessoas mais sensatas e objetivas que conheço. O Rubinho é advogado, é franciscano, é inteligente, é amigo, é muito competente, será em breve UM BRILHANTE ADVOGADO. E ele consegue ser brilhante sem deixar de ser amigo.Em muitos anos de amizade, nunca me negou auxílio, nunca desvalorizou minhas qualidades ou competências. Ao contrário, o Rubinho sempre me demonstrou o quanto posso ser útil, o quanto sou importante e o quanto nossa AMIZADE É IMPORTANTE PARA ELE. Mesmo um pouco distantes com o fim da escola (estudamos o mesmo curso em Faculdades diferentes e nunca trabalhamos juntos), ele faz de tudo para estar presente em momentos importantes de minha vida. Esteve presente em minha formatura, comemorou comigo minha aprovação no exame da OAB-SP e, sempre que possível,vem nas comemorações de meu aniversário. Também nos falamos por telefone ou e-mail. Sempre do escritório, lógico, porque o Rubinho trabalha muito e sem reclamar.
Assim, o Rubens me ensinou em todos esses anos que não é necessário estar sempre junto, grudado para ser um bom amigo. Nem todos que convivem conosco diariamente são nossos amigos. Amizade é algo muito maior e complexo. O texto que ele escreveu para mim - que também foi escrito por outra pessoa - explica o que é uma amizade verdadeira, assim como a nossa o é. Vou copiar o texto:

“Amizade: Você acredita nisso?

Muitos dos seus amigos não acreditam nela. Você acredita, embora tenha tido momentos de dúvida.É que a amizade não pode ser simplesmente definida ou descrita, como se, com definições, ela passasse a ser realidade.Ela só acontece quando duas pessoas assumem sua personalidade e se colocam em clima de diálogo.
Não são palavras, nem abraços, nem olhares que provam a existência da amizade. Ela vai muito além dessas coisas.Muita gente que baseou sua amizade nos presentes, nas visitas, nos abraços, nas palavras afetuosas acabou por se decepcionar quando veio a hora do confronto de personalidade. Não basta combinar em tudo para, por conseguinte, merecer o título de amigo. Nem todos que combinam em tudo são bons amigos. Amizade não tem lógica!
A amizade é fruto de ternura e respeito, mas é também honesta e corre até o risco de morrer, mas não admite qualquer falta de respeito à liberdade interior e à verdade nua e crua. Nem todo o que diz palavras bonitas é bom amigo, embora também seja verdade que nem todo aquele que só sabe corrigir e dizer desaforos disfarçados em gracejos sem graça, venha a ser bom amigo.
A amizade é consequência da dignidade humana, assumida por ambas as partes.Se apenas um dos dois é digno e nobre como ser humano, ela existe, mas não chega a crescer como deveria. Ela é como a estrada de duas pistas. Se o que deveria vir de lá não vem, ela se torna pista única. Infelizmente, em se tratando desse tipo de estrada, é uma lástima que a imitem dessa forma. Mas você pode continuar vivendo como amigo, mesmo que não encontre correspondência.
Quem não sabe ser apoio, não sabe ser amigo.Quem não se sente bem como irmão ou folho, dificilmente sabe ser amigo.
Na hora em que alguém começa a exigir muito dele, acabará fazendo a mesma coisa que fez com os pais e os irmãos. Há pessoas que julgam merecer amizade plena por haverem feito um favor ao outro. Insistem tanto e ocupam tanto o tempo daquele que elegeram por amigo, que acabam tirando-lhe a liberdade de escolha. Aquele que poderia se tornar amigo prefere fugir, pois acaba eleito para suprir uma carência afetiva e não para caminhar junto. Um grande número de pessoas acabou na solidão e sem nenhum amigo por causa dessa carência afetiva que não respeitava a liberdade do outro.
O homem ou a mulher que o persegue com a sua amizade e não perde um pretexto sequer para ocupar seu tempo, não é seu amigo, não soube respeitar a sua liberdade. O verdadeiro amigo não força a barra. Ele cativa e conquista suavemente, delicadamente, pacientemente.Só se torna importuno pela teimosia em não importunar. Mas quando é preciso tirar você de um caminho errado, aí sim: ele não sai do seu caminho com aquele sorriso, aquele jeitinho, aquela dureza, aquela firmeza de rochedo, até que você perceba que não é justo continuar trilhando o caminho que fere a você e a outros que se sentem parte de sua vida.
Um bom amigo é um tesouro, diz o Eclesiastes. Não diga nunca que jamais encontrou um amigo. Pode ser que você o tenha encontrado e acabou por perder a chance de crescer na sua amixade. Ou pode ser que você tenha dado chances e este alguém fez você de muleta, ao invés de pedir o seu ombro e a sua mão.
De qualquer forma, é bom que na sua juventude você guarde no coração uma verdade: você tem mil chances de encontrar bons amigos. A impaciência, a insistência em querê-los como propriedade sua, o ciúme, a pressa em querer logo uma amizade madura acabam por terminar o que começou bem e poderia ter se tornado uma vida espetacular de diálogo franco e sincero.
Um jovem sem amigos sofre muito, mesmo quando faça de conta que não precisa deles. Homem algum é uma ilha, disse o poeta. E disse uma grande verdade.
Um bom amigo, porém, é sempre consequência de uma busca e de um esforço de correspondência. As amizades podem cair do céu, mas só se firmam com os pés na terra e com a cabeça voltada para Deus.
Se você não acredita em amizade comece a acreditar, pois tão simples como negá-la é procurar conviver com ela; tão complicado como encontrá-la, é ficar duvidando de sua existência.
Às vezes a amizade é qustão de coragem de viver. A mediocridade sabe sempre o que fazer quando percebe que alguma coisa é difícil: nega que ela exista.
PROCURA-SE UM AMIGO. O ENCONTRO COM ELE SIGNIFICARÁ DOIS MEDÍOCRES A MENOS NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE."(Autor desconhecido).

O autor do texto é desconhecido. Mas você, Rubinho, com o passar dos anos, me fez acreditar nessas palavras, acreditar na verdadeira amizade.Já nos conhecemos há muitos anos. E, quanto mais o tempo passa, minha amizade, consideração e admiração por você só aumentam. Você foi um grande menino. Hoje é um grande homem, ainda jovem, mas com um futuro brilhante.Torço por sua felicidade, pois merece tudo de melhor hoje e sempre. Estarei aqui sempre para te aplaudir, tenho muito orgulho de você pelo que você é. Nossa amizade é muito importante para mim. Muito obrigada por tudo. Beijos da sempre amiga, Má.
Hoje, pretendo que todos reflitam sobre este texto e sobre o valor de um amigo verdadeiro.E, principalmente, se tem se esforçado para ser um bom amigo. Para ser amigo, não precisamos ser "perfeitos", precisamos ser nós mesmos e saber estender a mão pra quem precisa.
Toda sexta-feira, trarei textos ou poemas para "reflexão" no fim de semana, tudo bem? Adoro momentos literários.Rs...
Bom fim de semana a todos!!!!!!!

P.S: Amanhã falarei sobre os Nardoni, finalmente!!!!!!!

quarta-feira, 24 de março de 2010

Recordar é viver- Parte 2: Habeas Corpus da locomoção

Meus queridos leitores, conforme informei na postagem de ontem, o capítulo de ontem da Novela VIVER A VIDA foi imperdível!!!!!A personagem Luciana disse que contaria no blog dela - e contou- sobre a experiência de um cadeirante andar de ônibus. Falarei sobre o tema aqui para fortalecer esse movimento.
Para quem não acompanha a novela, no capítulo, a personagem Luciana, que é cadeirante,sai de casa com a irmã Mia para encontrar as amigas e o namorado no restaurante.Para que isso acontecesse, ela enfrentou todos os obstáculos das calçadas esburacadas, sem guias rebaixadas ou motoristas que estacionam seus veículos em frente às rampas das ruas. Passado isso, ela chegou ao ponto de ônibus, mas, dois deles passam reto deixando-a no vazio. Quando ela conseguiu um que parasse, teve um desgaste enorme com o cobrador que não sabia operar o elevador do ônibus e, para finalizar, teve que suportar passageiros reclamando que ela estava atrapalhando a ida dele ao trabalho.
Eu até entendo o passageiro que realmente estava sendo prejudicado com o atraso do ônibus. Atrasar no trabalho é complicado para quem é empregado. Só que a Luciana não tem nada com isso. No blog dela, ela afirma que se sentiu humilhada e que sente a impressão de que a sociedade faz as coisas como se "nosso destino fosse mesmo ficar trancados em casa, já que não temos o que fazer na rua".
Por muitas vezes e em diversas situações me senti assim. Mas sempre encarei todas elas como um aprendizado para adquirir força e perseverar.O direito de ir e vir é básico, primordial para o ser humano, vez que este é um ser social. Daqui a pouco teremos que nos utilizar do "Habeas Corpus" para que pessoas com necessidades especiais e idosos se locomovam. Essa exclusão nos tira a autonomia. Não queremos ficar trancados em casa, temos SIM o que fazer na rua. Temos que trabalhar, estudar, nos divertir, ver os amigos, conhecer lugares novos, namorar e tudo aquilo que qualquer um faz na rua.Só que nosso direito não pode prejudicar o dos demais, como o do passageiro reclamão. Basta dar um preparo, um treinamento para todo aquele que trabalha com algo ligado a pessoa com deficiência, só isso. Se o cobrador soubesse operar o elevador, tudo seria bem mais rápido. A Luciana e a irmã foram muito corajosas e um grande exemplo de cidadania. Esta novela será uma grande porta aberta para que nós, cadeirantes, lutemos por nossos direitos.
Bem, e eu chamei a mensagem de "recordar é viver" porque, óbviamente, o capítulo me trouxe muitas recordações. Muitas situações mesmo. Vou contar todas elas aos poucos. Hoje, pretendo detalhar o MEU PASSEIO DE ÔNIBUS!!!!!!!!
Então, num passado não muito distante, nem existiam ônibus adaptados. Eu praticamente não os utilizava. Só andava de ônibus quando tinha passeios com a escola. Enquanto eu era criança - e leve, portanto- tudo era tranquilo.Porém,quando chegou a adolescência, no colegial, a situação foi se complicando. Minha mãe é professora do Mendel, onde eu estudei, e, por isso, era possível que ela me levasse nos passeios de carro, seguindo o ônibus do pessoal. Só que eu queria participar, estar junto de todos.
Em 2001, quando eu estava no 3º ano do Ensino Médio, fizemos uma visita as Faculdades mais importantes. No dia em que conhecemos a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o coordenador do Mendel (Fuke) conseguiu convencer minha mãe em me deixar ir de ônibus com a turma. Ela ficou com coração apertado, conversou com todos meus amigos, inclusive o Robson, meu amigo-irmão que é a pessoa homenageada dessa mensagem.
Eu e o Robson sempre fomos ligados, temos espíritos afins, nos conhecemos mutuamente sem precisar falar muito, temos uma ligação que transcende esse mundo. Portanto, é natural a confiança que tenho nele. Nesse dia, ele foi meu porto-seguro e minha mãe se tranquilizou por ter a certeza que estávamos juntos nessa.
Ao chegar no ônibus,o Robson e outros amigos guardaram a cadeira no lugar onde se colocam as malas dos passageiros (embaixo do ônibus, do lado de fora).Para conseguirmos colocar a cadeira no ônibus, deixei a cadeira de rodas motorizada em casa e fui com a manual porque está última pode ser dobrada e guardada.
Depois de resolvido o problema da cadeira, o Robson me colocou sentada no banco e foi do meu lado, um pouco em pé também para eu não escorregar do banco, o tempo todo desde a escola até a PUC. Fomos conversando sobre nós e sobre a vida, como sempre fazemos. Foi muito divertido.
Chegando na PUC, passamos o dia indo de um lugar ao outro, conhecendo os dois prédios e quase todos os andares daquela Faculdade. O Robson subiu e desceu não sei quantas vezes uma rampa de inclinação de 45 graus (lembra, Robs, que você foi medir a rampa?Rs....) mas ele realmente não me deixou só nem mesmo por um segundo, nem deixou de me levar em algum lugar. Fui em tudo com todos o dia todo. No fim do dia,repetimos toda aquela novela para que eu pudesse embarcar no ônibus de volta pra escola.
Foi uma aventura!!!!!!!Terminamos o dia exaustos e o Robson com dor nas costas,coitado! Ele era ainda só um adolescente de 17 anos e eu também já tinha essa idade, era pesadinha.Rs... Estávamos cansados sim, mas, felizes, por essa vitória. Afinal, EU VISITEI A PUC E FUI DE ÔNIBUS COM TODO MUNDO!!!!!!
Já era meu 3º ano de amizade com o Robson. Uma amizade muito bonita. Contudo, nesse dia, percebi que, mais do que meu amigo, ele era meu irmão, meu companheiro, meu parceiro de jornada e de lutas. O Robson é corajoso, enfrenta tudo e todos, luta contra a hipocrisia e o preconceito e busca um "algo a mais" sempre da vida. Ele é humano, sensível, solidário sem perder a força e a coragem de dizer o que pensa e gritar a verdade para quem quiser ouvir. Meu irmão de coração é um empreendedor, um revolucionário. Não veio a vida à passeio. Como ele mesmo afirma, o Robson é uma pessoa que "nasceu para brilhar"!!!!!!!!!
Robson, meu irmão de espírito, essas palavras são ínfimas perto do que sinto por você. Estou sempre com você. Desejo o seu melhor sempre e que alcance tudo o que desejar.Força, coragem e MUITO CUIDADO. A vida não é fácil para ninguém. O importante é ser feliz sempre.SORTE E SUCESSO SEMPRE!!!!Beijos e abraços da sua eterna irmã...
Finalizando, queria dizer a todos os leitores que amanhã conversaremos sobre o amor e os relacionamentos amorosos.O capítulo de amanhã sairá um pouco do campo da amizade. O tema será "UM NOVO AMOR EM MINHA VIDA". Seria a chegada de um Miguel (namorado da Luciana na novela)? Pois só saberá mesmo do que se trata quem passar por aqui amanhã. Por hoje é só isso.....

terça-feira, 23 de março de 2010

Recordar é viver- parte 1

Boa tarde, queridos amigos, tudo bom?
Desde a primeira postagem eu disse que a Novela Viver a Vida da Globo é que me motivou a escrever aqui, a expor minha vida e dividi-la com outras pessoas, a fim de criar uma maior conscientização e mobilização.
Então, como o Fabrício comentou na postagem anterior, a novela ontem mostrou o tal carro adaptado a que me referi na mensagem anterior. Contudo, a Luciana ganhou o carro do pai, que o comprou e adaptou. O custo disso gira em torno de 30 mil reais. Quantas pessoas podem ter um carro desses?Até mesmo eu, que pertenço a uma classe média, se, comparada a renda média brasileira, nunca pude fazer tal aquisição. É triste pensar que precisamos de dinheiro para fazer as coisas.Isso demonstra que, em nossa sociedade, o que realmente exclui não é ser deficiente, negro, homossexual, ou qualquer outra coisa. O que exclui a sociedade mesmo é o DINHEIRO, ou melhor, a falta dele, concordam?É uma realidade imperdoável, mas verdadeira.
E é tendo essa noção que a novela hoje mostrará a personagem Luciana passeando com a irmã Mia de ônibus!!!!!!!!!!Será imperdível.....
Ao assistir o capítulo de ontem, quando as irmãs tentavam convencer a mãe sobre a importância do passeio de ônibus, me recordei de um momento inesquecível em minha vida: meu primeiro passeio na rua!!!!!Foi assim:
Em um dia, bem no início do curso de Direito,no segundo semestre de 2003, eu e minha amiga Alê decidimos fazer uma visita a um professor querido de Literatura (o famoso José Emílio. Ainda falarei muito dele aqui) que na época dava aula no Anglo Tamandaré.Sairiamos do Mackenzie de carro. Todavia, o pai da Alê precisou do carro e nosso passeio miou.Rs... Não me conformando com a situação (odeio frustrações.Rs..) eu sismei que eu e a Alê deveríamos ir de metrô. Claro que "nossa aventura" não deu certo. Nem mesmo a Alê quis tentar porque eu nunca tinha andado de metrô e nem ela tinha acompanhado um cadeirante!Rs...
Ao invés do passeio de metrô, a Alê propôs que fôssemos pelas ruas até o Shopping Higienópolis. Só que eu nunca tinha andado pelas ruas antes, pois,nessa época eu ainda morava no Tatuapé e lá só andava de carro. Nem mesmo almoçar no restaurante em frente a escola eu podia ir. Logo, essa proposta já era uma aventura, sem precisar pegar o metrô.Rs... O resultado foi que, após umas duas voltas pelo quarteirão do Mack, nós desistimos do Shopping e trocamos toda essa loucura por um suco na deliciosa praça de alimentação da nossa Faculdade.
Mesmo não tendo êxito em nenhum de meus objetivos desse dia, ele é inesquecível para mim. Foi marcante pela iniciativa, pela constatação das dificuldades, por me apresentar certas impotências humanas, pelo aprendizado de que a vida não é como a gente quer, porém, nem por isso, ela é ruim. Às vezes, se tudo fosse como desejássemos não teria tanta graça. Será que se eu tivesse ido até o Anglo de carro com a Alê teria uma recordação tão maravilhosa, para toda a vida? Teria essa experiência para compartilhar? Acredito que não.
Esse dia foi um marco para nossa amizade. Eu percebi o quanto ela é companheira, o quanto está comigo pra o que der e vier. Durante todos esses anos fomos grandes amigas e fizemos muitas outras loucuras inesquecíveis. Prometo contar tudo, mas não hoje.
Cada capítulo do "recordar é viver" trará alguma aventura minha, com algum amigo ou familiar. Hoje falei da 1ª volta por Higienópolis com minha amiga Alessandra Rotondi - a Alê. Essa foi a minha 1ª de muitas e deliciosas voltas por este bairro que adoro tanto.
Alê, você sabe o quanto gosto de você. O quanto você me ensinou e ensina a me valorizar e o quanto nos divertimos juntas. Obrigada por este dia especial e por nossa amizade sincera, verdadeira e certamente para toda a vida!!!!!! Receba um grande abraço e um beijão da Tchellinha!!!!!!!

segunda-feira, 22 de março de 2010

"Vou de Táxi, uhu!!!!!!!"

Boa tarde, queridos amigos seguidores do blog!!!!!!!!
Como todos que convivem ou conviveram comigo sabem muito bem, o grande problema de uma pessoa cadeirante é a locomoção, como eu moro em São Paulo, é daqui que falarei mais....
Os meios de transporte público são ainda deficitários, apesar das melhorias. Ainda faltam linhas de ônibus e os metrôs não bastam, já que as ruas estão esburacadas ou sem guias rebaixadas. E, infelizmente, essa é a maioria das ruas da minha querida São Paulo.Na minha própria rua (Dona Veridiana, em Higienóplis), que é rua da Estação de Metrô Santa Cecília, só foram rebaixadas as ruas após quase 5 anos de eu me mudar para cá. Sei disso porque fiz este pedido na Subprefeitura da Sé em 2004, logo quando mudei, porque precisava das ruas acessíveis até o Mackenzie (Faculdade em que fiz o curso de Direito). Mas, só fui atendida no último semestre do curso!!!!!Acreditem!!Durante todo esse período, eu tinha que dar uma grande volta por outras ruas...Bem, a Vaninha, a Alê,a Fezinha, a Bá Pugliesi, a Fabi, a Gabi Leão, o Ricardo, o Pedro, o Diodo e o Fabrício(pela quantidade de vezes nesse percurso)são testemunhas do que estou dizendo aqui.
Enfim, o direito de ir e vir do cadeirante é muito prejudicado. Isto nos priva de liberdade, de autonomia, de decidir aonde queremos ir e quando queremos. Esta dificuldade nos exclui das escolas, do trabalho e da convivência social.E, por isso, deve ser mudado.
Contudo, a semana passada fui apresentada a uma boa nova, a uma grande notícia, a mais um grande avanço. Minha mãe estava com o carro dela consertando, por isso,nos utilizamos do serviço de Táxi.E, aí, fomos surpreendidas por um novo serviço de Taxi, o TÁXI ACASSÍVEL (http://www.taxiacessivel.com.br/).
O táxi acessível foi planejado por algumas empresas de táxi- eu não me lembro quais são- que decidiram utilizar um de seus carros para adaptá-lo. O serviço está disponível desde 18 de fevereiro de 2009 e o carro é um FIAT DOBLÔ com elevador na parte de trás, onde a cadeira de rodas sobe com o passageiro e, dessa forma, o cadeirante pode subir sem precisar ser transferido para o banco do carro. Além de nós, é possível até 2 acompanhantes. O táxi acessível funciona com horário marcado, por agendamento telefônico com funcionamento de 24 horas, e não é cobrado nada a mais pelo serviço.
Conversando com o motorista do Táxi, descobri que eles recebem um curso de treinamento com um cadeirante, para que aprenda a saber como tratar esta clientela e para poder transportá-la com segurança.
Então, parabenizo aqui as empresas de Táxi responsáveis por esta brilhante iniciativa. Espero que o Taxi Acessível seja um exemplo para que as autoridades do Poder Executivo prossigam nessa empreitada, fornecendo transporte privado e público,principalmente, para as pessoas com necessidades especiais.
Acho bom que se dê incentivos fiscais (isenção ou redução de impostos) para toda rede de transporte (seja ela pública ou privada) que se preocupe com essa parcela da população, que pode ser pequena, mas que, deseja participar da sociedade e quer uma VIDA DIGNA.Privilégios tributários são o maior incentivo de uma sociedade capitalista como a nossa.
Infelizmente,poucos são os brasileiros privilegiados como eu, que podem ter automóvel próprio ou andar de Táxi. Desejo ver os mesmos avanços na rede pública e em breve!!!!!!!
Agora,enquanto esse sonho não se realiza, recomendo este serviço do Taxi Acessível (tel:3229 -7688)como uma ótima alternativa para as pessoas com deficiência.
É isso aí, amigos. Agora todos já sabem que, quando minha mãe não puder me levar nos lugares, eu sairei como a Angélica no seu grande clássico "VOU DE TÁXI!"Rs....
Preciso ir, até a próxima....

sexta-feira, 19 de março de 2010

Banda Volveles

Primeiramente, quero agradecer a TODOS os comentários, segestões e cumprimentos sobre este blog. MUITO OBRIGADA mesmo!!!!Prometo responder a cada um com calma e prometo atender as sugestões do Lucas Scarapichia, meu amigo da Faculdade. Lucas, suas observações são sempre pertinentes. Prometo que farei os links que me pediu em breve,viu?
Só que hoje estou aqui para trazer uma dica para vocês!!!!!!Vim aqui para apresentar uma banda nova, mas muito promissora.Chama-se VOLVELES!!!!Um de seus integrantes é meu amigo de pós-graduação José Carlos (meu amigo Zeca).Desde quando ele me apresentou o site da Banda no ano passado, eu notei que eles têm talento, que tem tudo para alcançar o sucesso. Os integrantes da Banda Volveles são juvens, tem vontade de tocar, ensaiam bastante e colocam muito amor, fé, esperança e trabalho neste projeto. E,nesta semana, parece que meu palpite está se confirmando: A BANDA VOLVELES ESTREARÁ NA MTV NESTE SÁBADO (DIA 20/03/2010) ÀS 11 HORAS!!!!!!!!!
Aproveito o espaço para desejar a esse querido amigo e aos seus companheiros de banda TODO O SUCESSO DO MUNDO!!!!!!Vocês merecem,viu? Pode contar sempre comigo para o que precisar. Estarei sempre atualizando os novos trabalhos da Banda Volveles aqui no blog,ok?
Então, convido a todos os meus amigos, seguidores deste blog, para visitar o site da Banda Volveles http://www.myspace.com/volveles e para assistir a estreia da Banda neste sábado na MTV ( eu não vou perder,claro!Rs...).
Queria postar o clipe aqui, mas ainda não domino este novo ambiente do blog. Colocarei, então, o perfil da banda e peço que entrem no site indicado que tem os clipes.A música de trabalho chama-se "Não dá mais". O CLIPE está demais, gente!!!!!!!!!!!Eu recomendo....


Sobre Volveles

Volveles, banda de Pirassununga, interior de São Paulo, formada por integrantes influenciados por suas raízes, criados nesta cidadezinha pacata, mística e simpática.
Em busca de novidades, o grupo foi atraído pelos encantos da cidade grande, onde puderam captar o ritmo frenético e dançante da Capital.

Desse encontro de experiências contrastantes, construiu-se o estilo musical destes “caipiras urbanos”.


Contato:
volveles@gmail.com





Bom fim de semana a todos!!!!!!!

quinta-feira, 18 de março de 2010

Bem-vindos ao blog!!!!!!

Olá,para quem não me conhece, sou Marcella Santaniello Buccelli (a Má ou Marcellinha como costumam me chamar. Além de outros apelidos mlucos,claro!Rs...).
Eu moro em Sampa com meus pais e minha irmã, tenho 26 anos sou advogada aspirante a servidora pública e cadeirante, em decorrência de paralisia cerebral congênita. Faço curso de pós-graduação na Escola Superior do Ministério Público no Curso de Especialização em Direito Público.
Foi aproveitando o sucesso do blog SONHOS DE LUCIANA da personagem Luciana da Novela VIVER A VIDA exibida às 21 horas na rede Globo que decidi também fazer um blog. Na verdade, nem sei porque nunca o fiz antes, adoro contar, compartilhar e conhecer....Tenho muitos amigos e eles são muito queridos. Com o tempo, falarei um pouco deles e de minha família aqui.
Além de me dedicar aos assuntos jurídicos, que é minha profissão, sou apaixonada por música, literatura e cinema. Adoro viajar, conhecer pessoas e lugares novos, ampliar conhecimentos, trocar experiências e conversar por horas e horas....E,como gosto de diálogo, é óbvio que sou APAIXONADA por nossa querida LÍNGUA PORTUGUESA, além de apreciar outros idiomas. Falo inglês e me viro num espanhol ainda intermediário e rudimentar. Ainda aprenderei muitos idiomas para ampliar meus elos de comunicação.Rs...
Me considero emotiva, sensível, um pouco passional,sonhadora, repleta de ideais (às vezes um pouco infantil até) e confiante nas pessoas e no ser humano (até demais). Por outro lado, sou convicta,de opiniões e temperamento fortes, explosiva, impulsiva, sincera ao extremo (falo o que penso) e busco sempre a verdade nua e crua.Logo, luto pelo que quero sem medo nem arrependimento, aproveito cada segundo intensamente e retiro sempre o melhor das pessoas e de cada situação.
Enfim... Isso é um pouco de mim, da "Má Buccelli", mas, certamente, com o tempo, vocês descobrirão mais coisas da mim, ou melhor, descobriremos juntos. O melhor da vida é sempre aprender e se conhecer mais a cada dia.
É um prazer iniciar este blog e recebê-los aqui. O nome dele diz tudo: estou aqui para "bater papo". O assunto é você, meu querido leitor, quem decide. Quem me conhece sabe que falo (e como) MUITO E SOBRE TUDO!!!!!Então, podemos falar sobre assuntos jurídicos, políticos, sociais, ou sobre a Arte, ou sobre programas de TV (entrevistas, e novelas), ou sobre histórias,ou sobre minha vida e minhas ideias ou até mesmo filosofar sobre a vida em geral,seu sentido e significado( ADORO ESSE ASSUNTO!Rs....).
É isso aí, fique à vontade. Aproveite seu tempo livre aqui batendo " UM PAPO COM MARCELLA". Escolha o assunto, faça perguntas,o espaço é todo seu.
Espero que este blog traga grandes aprendizados e momentos divertidos para todos nós!!!!!!!!!!!!!

BEM-VINDOS!!!!!!

WELLCOME!!!!!!!!!!

BIEN-VENIDOS!!!!!!!!!