terça-feira, 31 de agosto de 2010

Legados do curso Marcato: Vila Andrade

Certo dia, quando criança, uma professora que tive (aquelas que chamávamos de “tia”.Rs..Era a “tia Simone”) me escreveu o seguinte: “ Marcella, continue sempre assim: fazendo amizades e conservando os antigos amigos.”
Segui (ou tento seguir) os conselhos da tia Simone. Hoje, carrego comigo muitos queridos amigos de infância, adolescência, de tempos de faculdade,etc. Todos muito queridos, todos importantes. Com alguns, o contato é permanente. Com outros, mais raro (por causa dessa rotina corrida que sempre nos faz abdicar daquilo que mais gostamos!), porém intenso e inesquecível. Enfim, em 26 anos, conheci muita gente, conquistei muitos amigos e, graças a Deus, me considero uma pessoa de muita sorte por ter sempre um ombro amigo com quem contar.
Neste ano de 2010 conheci uma amiga MARAVILHOSA, SIMPÁTICA, HUMANA e PREOCUPADA. Lembro-me como se fosse ontem a primeira vez que nos falamos. Ela me ofereceu ajuda para arrumar meu material. Desse dia em diante nos tornamos amigas, como se nos conhecêssemos por séculos! Essa é a Manuela, minha querida Manu e o ambiente era o Marcato,curso preparatório para concursos.
A amizade da Manu é meu grande presente deste ano. Comecei o ano um pouco desanimada (a Miriam deve se lembrar disso, dos primeiros e-mails trocados e a Vânia pela minha “voz de enterro”, como ela diz.Rs...), sem muita vontade de fazer as coisas, me sentindo péssima por não estar trabalhando, meio depressiva por ainda não ter sido aprovada em concurso e completamente sem rumo. Com vontade de largar tudo, jogar tudo pro alto e começar tudo do zero.Rs...
Com a personagem Luciana da novela “Viver a Vida”, contudo, recomecei a sentir prazer, vontade de fazer as coisas. Reviver tudo que ela estava vivendo (já que tudo que acontecia com ela me trazia grandes lembranças) e, por isso, retomei meu contato diário (via e-mail) com minha amiga Alê. A Alê estava estudando para o exame da OAB no MARCATO e gostava muito de lá. Isso me incentivou a procurar o curso para prestar a Defensoria Pública. Em março fui ao Marcato e fiz minha matrícula.
Nesse contexto, conheci a Manu que, conforme já escrito, veio me oferecer ajuda para guardar o material. Todavia, a Manu me trouxe uma ajuda tão grande que ela nem devia imaginar. Conversando com ela descobri muitas coisas: a Manu foi estagiária da Defensoria, é muito inteligente, esforçada, animada, simpática e, mesmo assim, estava na luta por uma vaga no concurso, não passou logo “de cara”.O melhor é que, ao contrário do que eu pensava, a Manu não desanimou diante das dificuldades, não se lamenta por isso. Ao contrário, além de se esforçar para os exames, minha querida amiga está sempre pensando em ajudar os outros, principalmente quem mais precisa.
Minha defensora nata criou com a amiga dela Carolina (a Carol também é muito fofa, beijo Carol!) um projeto super interessante na Vila Andrade, bairro carente na Zona Sul. Elas iniciaram um projeto de assistência jurídica para o povo da comunidade com o apoio de uma igreja batista da região (igreja que a Carol conhecia).
Com o tempo, elas agregaram outros amigos advogados no projeto. Quando soube disso (por volta de maio) fiquei tão contente e emocionada que tive vontade de conhecer o projeto. Claro que ADOREI e, hoje, felizmente, integro o grupo.
Temos ações variadas lá, mas a maior parte de direito de família (minha grande paixão). É muito bom ajudar quem precisa, mesmo que voluntariamente. Adoro ir à Vila às sextas-feiras, adoro ouvir os “causos”, fazer as peças, discutir e - por que não? – bater papo furado com a turma toda. Com essa atividade simples e com pessoas tão gentis, voltei a “viver a vida” a minha maneira, fazendo o que gosto, com uma boa companhia. Trabalho me divertindo. Comecei a me cobrar menos e a me sentir útil. E, com tudo isso, voltei a ter empolgação para voltar aos estudos com mais garra e determinação. Tanto é que, mesmo não passando, não fiquei acabada por não ter sido aprovada na Defensoria este ano, bem diferente da reação com o concurso da Procuradoria em 2009.
E, se me senti assim foi não só pelo apoio da família e dos antigos amigos, mas também, pelos meus NOVOS AMIGOS DO MARCATO E DA VILA ANDRADE, principalmente pela Manu, que primeiramente me ofereceu sua amizade sincera e, por meio dela, a oportunidade desse projeto. A Manu é mais do que uma amiga, é uma PESSOA MAIS DO QUE ESPECIAL E ILUMINADA, alegre, brincalhona, sensível e preocupada com o próximo. Ela é a defensora pública mais vocacionada que conheci e, se existe alguma justiça nessa vida (como eu acredito que exista) ela merece ser aprovada nesse concurso o mais breve possível. Querida, EU ESTAREI NO DIA DE SUA POSSE TE APLAUDINDO,viu?
Manu, obrigada por ter me recebido como sua amiga, obrigada por acreditar e confiar em mim, obrigada por me ajudar nas peças, POR SER A DIVULGADORA OFICIAL DESTE SINGELO BLOG, enfim, obrigada por tudo, minha querida amiga!!!!!
Aproveito para agradecer o carinho, apoio e amizade do resto do pessoal do Marcato e da Vila: Carol, Filipe, Marcel e Noelle: eu adoro muito vocês. Adorei conhecê-los, vocês também são muito especiais, viu? Carol e Filipe, FORÇA nessa reta final do concurso. Estou na torcida!!!!!
Hoje, posso dizer que ter conhecido esses novos amigos me fazem muito mais feliz do que a aprovação em qualquer concurso público, aprendi e aprendo muito com eles.
Por fim, agradeço a minha querida “tia Simone” pelo ensinamento. Ela tinha toda a razão. O melhor é agregar pessoas as nossas vidas, multiplicar ao invés de dividir. Ciúmes e intrigas não levam a nada. Todos nós somos pequenas partes de um gigante quebra-cabeças.
Beijos e até o próximo post....

domingo, 8 de agosto de 2010

Feliz dia dos pais

“Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.”
(Machado de Assis)

Como todos conhecem, essa é a maneira que Machado de Assis encerra o clássico da literatura nacional: Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Numa leitura rápida e superficial, conclui-se que Brás Cubas se vangloriava por não ter tido filhos. Contudo, uma leitura atenta de sua obra mostra que esta é apenas uma ironia do nosso Bruxo do Cosme Velho.
Brás Cubas, em verdade, tinha como uma de suas maiores frustrações não ter tido filho com Vingínia, o grande amor de sua vida. São várias as passagens do livro que ele fica pensando no filho que queria ter com ela. Mas não teve.
Sempre se comenta sobre a maternidade. O instinto maternal, o sonho da mulher ser mãe, etc. Todavia, existe também o instinto de paternidade. Há homens que demonstram vontade de ter e educar uma criança. Há homens que não apenas auxiliam a mãe na fecundação, mas sim, estão ao lado dessa mulher no convívio familiar dividindo preocupações e a educação de seus filhos.
Pai é aquele que te ensina, que dá bronca quando necessário, mas que, ao mesmo tempo está do seu lado quando necessário. Pai é aquele que percebe quando você está triste de verdade, se incomoda com sua tristeza e insatisfação,que fica feliz com suas vitórias, que torce junto e que tenta fazer o máximo que pode, sem passar a mão em sua cabeça quando estiver errado.
Meu pai é assim. Às vezes nos desentedemos com eles, às vezes achamos que eles reclamam demais por besteiras. Porém, eu sei que meu pai e minha mãe são as pessoas mais importantes de minha vida. São as pessoas que estão sempre do meu lado, não importa o tempo e a condição.
Poderia ficar horas falando sobre meu pai. Contudo, apenas relatarei uma simples passagem, um dia que eu nunca me esquecerei. Lembro-me que na época em que prestava vestibular de Direito e que só prestava nas faculdades mais concorridas, eu demorei muito para ser aprovada. Cheguei a pensar em desistir, em fazer outro curso. Quando eu estava triste por isso, achando que ser reprovada era o fim do mundo, meu pai disse que não era para eu fazer isso. Meu pai disse que se aos 19 anos eu desistisse de meus sonhos, o que poderia pensar do resto.
Não desisti. Ao contrário, insisti. E insisti tanto que fui aprovada no vestibular de Direito no Mackenzie. E, minha maior felicidade foi o dia da Colação de grau ao ver meu pai ali me vendo tornar-se Bacharel. Antes, uma prova era o fim do mundo. Hoje, vejo que o fim do mundo seria não ter meu pai para me dizer aquelas sábias palavras de incentivo ou para comemorar aquela conquista.
E é isso que tento me lembrar todas as vezes que discuto com meu pai, que acho chato ouvir sempre as mesmas reclamações. Nesses momentos tento me lembrar de todas as pessoas que fariam de tudo para ouvir seu pai se queixando de alguma coisa novamente.
Pai, muito obrigada por tudo nesses 26 anos. Hoje quero apenas agradecer por estar do meu lado e ao meu lado não só no dia dos pais, como em todos os momentos de minha vida. Eu amo você. Tenho certeza que ainda realizarei muito de meus sonhos e espero que esteja junto comigo quando eu os alcançar. FELIZ DIA DOS PAIS!!!!!!!!!!!

Desejo um feliz dia dos pais a todos os pais e a todos os filhos.

terça-feira, 3 de agosto de 2010

Novo tempo

Bom dia a todos, queridos amigos do blog. Saudades de postar aqui.Rs... Bom, estava meio "fora de órbita" mas preciso retomar meus textos. Ainda estou pensando sobre isso, sobre os novos temas a serem abordados.
Mas, enquanto eu planejo, pensei em postar uma música para este início de agosto e início de semestre.
Tenho muitas músicas de coração, músicas que me tocam e me marcam. Claro que tenho artistas que me marcam mais. Porém, não escolho a música pelo rótulo ou pelo artista. Como dizia meu querido Cazuza,"a música tem que ser boa". Não importa se é Rock, Samba, Pagode, MPB, etc...
A música que postarei aqui é de Ivan Lins. Não me considero fã do cantor porque são poucas as músicas dele que conheço, quase nada sei da vida e da obra dele. Contudo, há alguns clássicos de Ivan Lins que mexem comigo e essa canção é uma delas:

NO TEMPO
Ivan Lins
Composição: Ivan Lins / Vitor Martins

No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
Da força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
Pra que nossa esperança seja mais que a vingança
Seja sempre um caminho que se deixa de herança
No novo tempo, apesar dos castigos
De toda fadiga, de toda injustiça, estamos na briga
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
De todos os pecados, de todos enganos, estamos marcados
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos em cena, estamos nas ruas, quebrando as algemas
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
A gente se encontra cantando na praça, fazendo pirraça

Escolhi essa música porque tenho lutado muito por meus sonhos e objetivos, como sempre fiz.Contudo, aprendi a fazer isso com mais tranquilidade pois aprendi que nada, mas nada mesmo, é mais valioso do que a PAZ que devemos trazer em nosso interior. Portanto, "apesar dos perigos e dos castigos" considero este 1º semestre de 2010,que já se encerrou,foi o começo de "UM NOVO TEMPO" em minha vida.
Fico por aqui.Até o próximo post....