domingo, 26 de setembro de 2010

Eleições 2010!!!!!!!

Meus amigos tem reclamado de meu sumiço, de meu “abandono” a este blog, etc...Sei que estive muito ausente, desculpem!!!! Acontece que passei por períodos atribulados da vida. Nada ruins, apenas agitados. Mas, creio que agora estou mais tranquila, com tempo de ir, aos poucos, retomando meus projetos, como este blog.
Nesse período aprendi muito, tenho muita coisa para contar aqui, para compartilhar com todos. Decidi reiniciar os posts discutindo um pouco sobre eleições, dada sua proximidade. Em meio a tantos candidatos polêmicos, como o Tiririca, por exemplo, existe sim gente séria e competente. Vou apresentar a vocês minha candidata ao cargo de Deputado Federal: Mara Gabrilli.
A Mara Gabrilli ocupa atualmente o cargo de Vereadora da cidade de São Paulo. Desde o início da vida política da Vereadora eu acompanho seus projetos e os apoio, sempre dando meu voto a ela. Só que neste ano tenho razões maiores para apoiá-la: EU A CONHECI PESSOALMENTE.
Eu e minha amiga Vânia fizemos uma entrevista com Mara Gabrilli no mês de julho para que eu colocasse no meu trabalho de pós-graduação. A entrevista foi ótima. A Vereadora realmente trabalha muito na luta por direitos das pessoas com deficiência. Hoje, não só a apóio, como a admiro. Eu e a Vânia votaremos nela nessas eleições de domingo que vem. Postarei aqui o texto que foi escrito para minha monografia de especialização:


ANEXO I

PERSONALIDADE PREOCUPADA COM A ACESSIBILIDADE: A Vereadora do Município de São Paulo Mara Gabrilli

1. Perfil

Mara Gabrilli, 42 anos, é publicitária, psicóloga, ex-secretária da Pessoa com Deficiência da Prefeitura de São Paulo e vereadora pelo PSDB na Câmara Municipal de São Paulo. Empreendedora social, fundou em 1997 o Instituto Mara Gabrilli, ONG que apóia atletas com deficiência, promove o Desenho Universal e fomenta pesquisas científicas.

Foi a mulher mais votada do Brasil nas Eleições 2008 com 79.912 votos.

No dia 20 de agosto de 2008, foi avaliada como a segunda melhor vereadora paulistana, entre os 55 vereadores, por estudo da ONG Voto Consciente, com nota média de 7,9. No quesito Coerência, que avalia cumprimento durante a legislatura das propostas feitas durante a campanha, teve a maior nota: 9,53.

Mara Gabrilli escreve uma coluna mensal para a revista TPM há oito anos, cujas 50 melhores crônicas foram reunidas no livro Íntima Desordem – os melhores textos na TPM (editoras Arx e Versar). Além da TPM, mantém outra coluna na revista Sentidos (editora Escala). Mara ainda foi consultora do livro Vai encarar? - A nação (quase) invisível das pessoas com deficiência (editora Melhoramentos), de Claudia Matarazzo, e colaborou com o capítulo: “Educação para Todos: uma questão de direitos humanos” no livro Educação 2010 – as mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores (Humana Editorial).

Comanda e produz, desde abril de 2007, o programa de rádio Derrubando Barreiras: acesso para todos na Eldorado AM e lançou em janeiro de 2010 o Momento Terceiro Setor na rádio Trianon AM.

Em reconhecimento a sua atuação, foi eleita Paulistana do Ano (2007) pela revista Veja São Paulo, figura entre os Cem Brasileiros Mais Influentes (2008) das revistas Isto É e Época, e foi finalista do Prêmio Claudia 2008 na categoria Políticas Públicas.

TRAJETÓRIA
Há 15 anos, Mara Gabrilli sofreu um acidente de carro que a deixou tetraplégica. Passou cinco meses internada – dentre os quais dois em respirador artificial – e recebeu uma nova condição para a vida: a impossibilidade de se mexer do pescoço para baixo.

Em 1997, fundou a ONG Projeto Próximo Passo com o objetivo de promover a acessibilidade e o desenho universal, pesquisas para cura de paralisias e projetos de inclusão social para atletas com deficiência. Em 2007, a ONG se expandiu e transformou-se no Instituto Mara Gabrilli, que tem a PPP como um de seus braços apoiando 85 atletas - três foram às Paraolimpíadas de Pequim. Em outubro de 2008, o IMG trouxe uma cientista indiana para trocar experiência com a pesquisadora da USP Lygia Pereira, o que resultou na primeira linhagem brasileira de células-tronco embrionárias, a BR-1. Conheça mais a ONG: www.img.org.br

Mara Gabrilli foi a primeira titular da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) criada em abril de 2005. Desenvolveu dezenas de projetos em diversas áreas: infra-estrutura urbana, educação, saúde, transporte, cultura, lazer, emprego, entre outros.

Isso resultou no aumento de 300 para cerca de 3 mil do número de ônibus acessíveis com bancos largos para obesos e piso baixo; na reforma de 400 quilômetros de calçadas adaptadas, inclusive na Avenida Paulista, que com rampas, piso podo-tátil e semáforos sonoros, se tornou modelo de acessibilidade na América Latina; na criação de 39 núcleos municipais de reabilitação física e saúde auditiva; no emprego de mais de mil trabalhadores com algum tipo de deficiência; nas versões em braile ou áudio de todos os livros das Bibliotecas Municipais (Ler pra Crer); na ida de 14.000 pessoas com deficiência ao cinema, teatro e exposições; entre outros que só vêm crescendo em números nas gestões que a sucederam.

Em atuação na Câmara Municipal de São Paulo desde fevereiro de 2007, protocolou 43 Projetos de Lei que trarão mudanças na cidade para melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, mas que, no fim das contas, beneficiarão a toda população.

Quatro foram aprovados e são Leis Municipais: a que cria a Central de Intérpretes de Libras e Guias-Intérpretes para Surdocegos (Lei 14.441/2007); a que torna Lei o Programa Municipal de Reabilitação da Pessoa com Deficiência Física e Auditiva, determinando a implantação de novos serviços de reabilitação nas 31 subprefeituras da capital (Lei 14.671/2008); o Plano Emergencial de Calçadas (PEC), que permite que a Prefeitura reforme e revitalize as calçadas em vias estratégicas onde estão localizados os diversos equipamentos públicos e privados essenciais à população – correios, escolas, hospitais, etc (Lei 14.675/2008)-; e a que cria o Programa Censo Inclusão, que prevê um levantamento detalhado com perfil sócioeconômico dos cerca de 1,5 milhão de pessoas com deficiência na capital paulistana (Lei 15.096/2010)

2. Entrevista
No dia 5 de julho de 2010, a Vereadora Mara Gabrilli, gentilmente, nos recebeu em seu gabinete para uma entrevista, colaborando muito com o enriquecimento de nossa pesquisa. Como a conversa foi espontânea, optamos por transcrevê-la por meio de um texto corrido, ao invés do tradicional método de perguntas e respostas, conforme veremos:
Tema da deficiência e início da carreira pública
Mara afirmou que sempre se preocupou com o tema da deficiência, mesmo antes de ter sofrido o acidente que a deixou tetraplégica em 1994. Durante a Faculdade, quando ainda não apresentava deficiência, estagiou em escolas especiais (escolas criadas para educar crianças com deficiência). Também antes do acidente, Mara disse ter se apaixonado por um cadeirante. Logo, sempre esteve envolvida com a questão da deficiência.
Após o acidente, e sentindo na pele as dificuldades da deficiência, fundou a ONG Projeto Próximo Passo que, hoje, se tornou em um Instituto que leva seu nome: Instituto Mara Gabrilli. Contudo, ao fundar a ONG, a Vereadora pretendia ajudar as pessoas e se ajudar, juntando pessoas com deficiência e criando forças para poder lutar pelos direitos dessa parcela da população. Mara não sabia que estava fazendo política, nem vislumbrava tal objetivo.
Acontece que, mesmo ocupando o cargo de dirigente da ONG, Mara sentia que ainda lhe faltavam forças para lutar pelas pessoas com deficiência. Então, a mãe de Mara Gabrilli insistiu veementemente para que a filha se inscrevesse em um partido político e se candidatasse. Apenas com o intuito de atender a insistência da mãe, Mara se inscreveu no PSDB, se candidatou e foi eleita Vereadora paulistana em 2007.
Atualmente, exercendo a função de Vereadora do Município de São Paulo, alcançou a expansão de atuação almejada no início da carreira.

Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida

Antes de ser eleita Vereadora de São Paulo, Mara Gabrilli foi convidada, em 2005, para ser secretária titular do, então Prefeito da cidade, José Serra. Serra criou naquele ano a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida e convidou nossa entrevistada para exercer o cargo de 1ª secretária titular.
Como a Secretaria ainda necessitava de uma aprovação legislativa formal e como não houve tempo entre o convite e o início do exercício para um planejamento de como funcionaria a referida Secretaria, Mara iniciou o cargo buscando recursos. Posteriormente, sua atuação pautou em convencer os demais secretários de outras Secretarias sobre a importância do tema da deficiência e de uma luta política para esta causa.

Aprovação das leis relacionadas às pessoas com deficiência pela Câmara Municipal da cidade de São Paulo

Perguntada sobre a dificuldade para se conseguir a aprovação de seus projetos de lei na Câmara , Mara respondeu que o mais necessário é a vontade política, pois, com ela se atinge qualquer objetivo.
Mara acrescentou que não se pode propor lei que cause custo a Prefeitura, já que só o Executivo pode fazê-lo. Segundo a entrevistada, essa formalidade deixa os vereadores “engessados”. É a vontade política de cada Vereador que os move.
Um dos mais importantes projetos de lei propostos pela Vereadora prevê o Censo Inclusão. Este Censo será um mapeamento do perfil socioeconômico da pessoa com deficiência na cidade de São Paulo. Mara considera que esse mapeamento seja necessário para que o gestor execute políticas públicas. Esses dados serão importantes no âmbito do Poder Executivo Municipal a fim de permitir uma eficaz atuação da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência ou Mobilidade Reduzida.

Cidades modelo em acessibilidade

Na opinião de Mara Gabrilli as cidades modelo em acessibilidade para as pessoas com dificuldade de locomoção são as cidades de Londres (Inglaterra) e Vancouver (Canadá). Mara salientou que em Londres todos os táxis são acessíveis.
A cidade de São Paulo, apesar dos avanços já conquistados, ainda é carente em acessibilidade. A Av. Paulista se tornou modelo de acessibilidade na América Latina. Todavia, a entrevistada frisou que embora haja os 500 Km de calçada no Município Paulistano, apenas 30 mil km podem ser considerados acessíveis

Papel do Ministério Público

A Vereadora apontou o órgão ministerial como o principal parceiro na execução de políticas públicas que envolvam a melhoria da acessibilidade para as pessoas com deficiência.
Contudo, ela fez observação importante ao mostrar a importância do Tribunal de Contas do Município nessa mesma parceria.
Se o Tribunal de Contas não aprovar as contas em razão da falta de preocupação com a acessibilidade da pessoa com deficiência, acaba impulsionando o Executivo a apresentar contas que sigam as leis que tratam de acessibilidade. Assim, negando esses gastos, o Tribunal exige indiretamente a efetivação das leis. Mara disse que foi o próprio Presidente do TCM quem lhe ressaltou essa parceria.

Terceiro Setor

Questionada sobre a importância do terceiro setor para a concretização dos direitos das pessoas com deficiência, principalmente dos que se referem a acessibilidade, a Vereadora afirmou que atualmente temos 400 ONG´S tratando da causa. Ela acredita que todos juntos – Governo, Iniciativa Privada e ONG´S – são importantes, podem e conseguem melhorar a vida das pessoas com deficiência.

Meios de comunicação

Por ser publicitária, Mara Gabrilli ressaltou que os meios de comunicação são extremamente importantes para promover políticas públicas.
Para finalizar, a Vereadora nos trouxe brilhante observação acerca do tratamento que os jornalistas estão dando ao assunto deficiência. Ela disse que, anos atrás, notícias que abordavam as questões da deficiência eram veiculadas de forma triste e sofrida pelos repórteres e jornalistas. Ao revés, hoje, o assunto da deficiência é “fashion”, como ela disse, transmitida como uma luta das pessoas com deficiência contra um problema social. A deficiência é vista atualmente como mais um problema que a sociedade tem que resolver por meio de políticas públicas.


Bom, espero que tenham gostado de conhecer a Vereadora Mara Gabrilli, candidata a Deputada Federal nas eleições 2010. Caso não tenham candidato, vote na Mara. Ela auxilia muito as pessoas com deficiência!!!!!!!
MARA GABRILLI DEPUTADA FEDERAL: 4517
Até o próximo post......