sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Boas Festas!!!!!!!!!

Mais um ano se foi, um ano que saboreei diversas situações, tive os mais variados sentimentos. 2010 me representou um ano cheio de altos e baixos, de êxtase e angústias, de vários sentimentos misturados. Contudo, agora, ao cabo, percebo que este foi um dos melhores anos da minha vida. Embora não tenha acontecido nem metade dos meus planos da virada de ano passada, tive tantas surpresas (na maioria boas) que notei que nem sempre é bom sermos “senhores dos nossos destinos” e que “deixar a vida nos levar” pode ser um crescimento.
Neste ano, posso não ter sido aprovada (ainda) no concurso que tanto espero mas fiz uma renovação em meu interior deixando o passado para trás e me preocupando com o presente, tive bons momentos ao lado da família, fortaleci meus laços de amizade eterna, conheci novos amigos encantadores que me ensinaram muito, iniciei este blog que muito me alegra, vez que realizo meu sonho de ser “escritora” e trabalhei para ajudar as pessoas, algo que sempre sonhei, mas que ainda não tinha tido oportunidade.
Cresci e amadureci muito em 2010 e só consegui tudo isso porque tive vocês (família e amigos) ao meu lado me apoiando, me auxiliando e me aconselhando. E é por isso e muito mais que aproveito a oportunidade para lhes AGRADECER o carinho, a amizade, a confiança e tudo que me proporcionaram neste ano. Sei que alguns permanecerão comigo nesta estrada da vida enquanto outros me deixarão nesta estação. Mas, TODOS QUE PASSAM POR MINHA VIDA SÃO IMPORTANTÍSSIMOS E ESPECIAIS PARA MIM, fazendo parte de minhas lembranças e memória. Afinal, sempre deixam um pouquinho de si e levam um pouquinho de nós.
Seguir em frente não significa apagar o passado, mas sim, continuar em frente levando o que aprendemos sem tristeza ou saudosismo, é juntar nossas experiências numa caixinha e levá-la sempre conosco. Saibam que a minha é repleta de gratas lembranças.
Desejo a todos: familiares, amigos, colegas ou leitores do meu blog um natal cheio de felicidades e esperanças e que o presente seja um ano novo repleto de novidades, surpresas e bons fluídos para vocês e para quem vocês amam.
Acho que este será o último post de 2010. Mas em janeiro de 2011 estarei de volta com muitas novidades para contar e com nova estrutura, já que estou me aperfeiçoando como blogueira.Rs... Aproveito o ensejo, para agradecê-los pelo acesso, pela divulgação. Continuem lendo e divulgando e não se esqueçam de me enviar críticas e sugestões porque o blog é para vocês.
FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO!!!!!!!!

segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Reportagem do Fantástico

Ontem, o Programa Fantástico mostrou, mais uma vez, as dificuldades encontradas por pessoas com deficiência para se deslocar por meio do transporte público. Apesar de tantas leis tratando do tema, falta muito a ser feito, infelizmente.
Vale a pena assistir ao video:



Aproveito para agradecer, mais uma vez, ao Billy Saga, idealizador da ONG Movimento Superação já apresentado neste blog, por participar da reportagem representando a todos nós, cadeirantes como ele, e a Rede Globo por se preocupar com a causa.Muito Obrigada!

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Homofobia e preconceito

Desculpem-me o sumiço do blog. Acontece que estou tirando uns dias de descanso de tudo para um retiro espiritual, um período de reflexão para recarregar as energias para 2011. Contudo, continuem visitando o blog, abandonado ele nunca estará.Rs...
Hoje queria discutir um assunto que vem me intrigando por algumas semanas, mas que não escrevi antes porque ainda não tinha encontrado a inspiração necessária para tanto. Ontem, porém, lendo um post do meu querido amigo-irmão Robson, senti que precisava exteriorizar o que penso a respeito.
Como todos sabem, o objetivo maior deste blog é tratar de questões ligadas às pessoas com deficiência e inclusão social, já que a maioria dos posts trata desta temática. Porém, vale a pena ressaltar que o escopo maior deste blog é a gradual eliminação de preconceitos e o alcance de uma inclusão social plena entre as pessoas em sua diversidade.
Os meios de comunicação têm noticiado muito ultimamente sobre a homofobia. Estudantes, jovens e adolescentes que agridem homossexuais nas ruas sem qualquer explicação. Não compreendo como pode haver um comportamento tão retrógrado em uma sociedade dita “evoluída”. Na verdade compreendo sim. Percebo que evoluímos técnica, científica e economicamente, mas no campo social retrocedemos aos primórdios.
No campo jurídico, estamos na época da valorização dos Direitos Humanos, nossa Constituição preza por princípios nos quais a dignidade da pessoa humana alcança a ponta da pirâmide, todavia, a sociedade ainda não está preparada para aplicar tais princípios. Isso porque o que nos falta não se ensina nas escolas nem nas academias universitárias. O ser humano está completamente carente de alicerces básicos que nos une e traz a paz: amor, compreensão e solidariedade.
Antes de apontarmos ou julgarmos aos outros devemos julgar nossas próprias atitudes. Devemos nos conscientizar de que nossos conceitos morais não são verdades universais e que todos nós somos imperfeitos e, portanto, não temos o direito de afirmar que o correto é o que pensamos.
Ademais, creio que a diversidade é uma das maiores maravilhas da natureza. Deus foi sábio ao criar o ser humano. Se todos fossem iguais ou semelhantes, pensassem da mesma forma, gostassem das mesmas coisas, se comportassem de maneira semelhante e usassem as mesmas roupas a vida perderia o total sentido porque seria uma monotonia sem fim.A inteligência está em compartilhar e aprender com os outros.
Somos física e psicológicamente diferentes: uns tem olhos azuis, outros castanhos; uns são loiros, outros morenos; uns carecas, outros cabeludos, uns caminham com os pés, outros em cadeiras de rodas e, por que não?, uns gostam de mulher, outros de homem, sem se importar se pertence ao mesmo sexo ou do oposto. A questão é simples assim. As crianças são capazes de entender isso mais facilmente porque pensam exatamente da forma como descrevi, de forma natural, sem acrescentar regramentos morais que, em sua maioria,são mal utilizados servindo para excluir as pessoas.
Quem lê este texto deve estar pensando que sou aquele tipo “rebelde sem causa” que vive do prazer de contestar tudo e todos, fazer escândalos, contrariar normas, etc.... Já garanto que isto é um engano. Sou formada em Direito porque sou apaixonada pelas normas, mais do que isso, pelo seu FIEL CUMPRIMENTO. Sou defensora da Constituição Federal e sua aplicabilidade. Sou embebida de fé e religiosidade. Prezo a honestidade, a lealdade, a amizade e a solidariedade e esta é a razão maior da minha luta. Só que não se pode olvidar que para tanto é necessário muito preparo para que a lei, as regras morais e os princípios sejam utilizados para agregar, para trazer amor e harmonia entre as pessoas.
Quem me conhece sabe muito bem que eu sou defensora, também, dos direitos dos homossexuais. Penso que eles devem ser reconhecidos como parte da sociedade e ter o mesmo tratamento que qualquer pessoa. Defendo o reconhecimento do casamento gay ou ao menos da união estável homoafetiva e da adoção de crianças por casais homossexuais. Mas, antes de tudo, sou defensora de que esta parcela da população seja respeitada e que possa andar livremente pela rua sem ser agredida.
A vida me fez pensar assim. Não só em decorrência de minha deficiência, mas também por ter como um dos meus melhores amigos um gay. Ele é meu amigo desde quando ainda nem ele sabia que era homossexual, quando nós dois – eu e ele – descobríamos o que era a sexualidade, por sermos adolescentes. Podíamos não saber direito quem éramos, mas já éramos alguém e éramos nós mesmos. Meu irmão de coração e espírito sempre foi quem é hoje, sempre foi sensível, amigo, companheiro, divertido, desafiador e todas as qualidades que descrevi em um dos meus primeiros posts deste blog. Ser gay é apenas uma de suas características, nem mais nem menos.
Portanto, com ele aprendi a respeitar TODAS AS DIFERENÇAS e a respeitar as pessoas como são. Meus amigos dizem que uma de minhas principais qualidades é deixar as pessoas serem quem são e respeitá-las. Modéstia parte eu concordo. E sonho que um dia todos aprendam a respeitar a diversidade ao seu redor.
Encerrarei o post dizendo que devemos combater a homofobia. Esse pensamento ultrapassado e preconceituoso já escravizou negros, já conduziu judeus, homossexuais e pessoas com deficiência a campos de concentração. O pior é que todas essas atrocidades eram realizadas em nome de Deus, da moral e dos bons costumes. Definitivamente, essa não é a moral pregada por Jesus e certamente ele deve ter se sentido ofendido assistindo tudo isso dos céus. A Biblía nos ensina a amar uns aos outros, os princípios morais nos ensinam a respeitar o outro acima de tudo e assim é que deve ser.
Se você é homossexual ou sofre qualquer tipo de preconceito, seja você mesmo e exija respeito respeitando as pessoas. Se não o é e nem sofre preconceito, respeite a todas as pessoas, inclusive o diferente. Seja contra a homofobia e o preconceito!!

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Eu e a Vida

No dia de hoje, tudo que me vem a cabeça se resume nessa música maravilhosa:

EU E A VIDA
Jorge Vercilo
Composição: Jorge Vercillo

Vem me pedir
além do que eu posso dar
É aí que o aprendizado está
Vem de onde não sonhei
me presentear
Quando chega o fim da linha
e já não há aonde ir
Num passe de mágica
A vida nos traz sonhos pra seguir
Queima meus navios
pr'eu me superar
as vezes pedindo
que ela vem nos dar
o melhor de si

E quando vejo,
a vida espera mais de mim
mais além, mais de mim
O eterno aprendizado é o próprio fim
Já nem sei se tem fim
De elástica, minha alma dá de si
Mais além, mais de mim
Cada ano a vida pede mais de mim
mais de nós, mais além

Vem me privar pra ver
o que vou fazer
Me prepara pro que vai chegar
Vem me desapontar
pra me ver crescer
Eu sonhei viver paixões, glamour
Num filme de chorar
Mas como é Felini, o dia-a-dia
Minha orquestra a ensaiar
Entre decadência e elegância,
zique-zaguear
Hoje, aceito o caos.

E quando vejo,
a vida espera mais de mim
mais além, mais de mim
O eterno aprendizado é o próprio fim
Já nem sei se tem fim
De elástica, minha alma dá de si
Mais além, mais de mim
Cada ano a vida pede mais de mim
mais de nós, mais além.

Composta por Jorge Vercillo, a música retrata muito sobre mim. Espero que tenham gostado!

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Minhas minisséries: parte 01: Chiquinha Gonzaga

Eu sou uma noveleira assumida. Acredito que, se a assistirmos com consciência de que se trata de um romance e não de realidade, elas podem nos ensinar a enxergar a realidade de forma romântica. Também há temas e novelas que se preocupam em mostrar, por meio da ficção, uma realidade, um apelo, uma mensagem, etc... Porém, é preciso de inteligência e muita sensibilidade para captar essa intenção do autor. Humildemente, me considero capaz de captar muito de tudo que assisto leio ou ouço, minha mente vai além do que está escrito, vou imaginando situações, criando ideias, associando a outras e assim por diante. Mesmo em textos técnicos busco exemplos que concretizem ou transformem aquelas palavras. Enfim, sou assim desde que me entendo por gente.
Na adolescência, passei a me encantar pelas minisséries. Apesar de apoiar as novelas, acho que as minisséries têm uma qualidade ainda maior, primorosa mesmo. Seja na escolha do tema (sempre com um propósito maior do que um mero entretenimento) como no figurino, direção, etc. O que sei é que tivemos minissérieries transmitidas pela televisão com qualidade de 1º mundo. E o melhor: normalmente sobre temas nacionais. Pena que elas costumam ser apresentadas muito tarde da noite, dificultando quem acorda cedo como eu.
Sorte que hoje podemos encontrá-las em DVD ou pelo youtube, um grande auxílio para quem queria assistir, mas o sono não permitiu.
A primeira minissérie que me despertou interesse e que venho reassistindo é a história de Chiquinha Gonzaga. Chiquinha foi uma grande compositora de chorinho e modinha brasileiros, com obras de inegável qualidade. Contudo, sua história magnífica é essencial para compreender e poder sentir sua obra.
A compositora nasceu artista. Sim, porque como afirmou o, também compositor e tocador de flauta, Joaquim Calado, em um dos capítulos, artista é quem se arrisca na vida, que não tem medo de nada, que não gosta nem aceita a estabilidade de uma rotina. Artista é quem “sente a vida em todos os seus momentos".
Chiquinha foi isso mesmo: jogou fora um casamento e uma vida cheia de regalias na Corte do Rio de Janeiro da era colonial, lutou pelo amor de um boêmio das noites cariocas, insistiu em compor música brasileira ao invés de tocar em seu piano os grandes compositores da música erudita (Choppin, Bethoven, etc.). Ela mesclava em suas melodias a harmonia da música erudita tocada na Corte com o som africano para marcar ainda mais nossas raízes nacionais.
No aspecto político, Chiquinha Gonzaga apoiou os abolicionistas da época e lutou em prol da liberdade dos escravos negros do país. Filha de uma negra, ex-escrava que conseguiu sua liberdade por meio do casamento com um Major, a menina Francisca nunca se conformou com a escravidão. Até sua mãe aceitava as convenções da época dizendo ser a escravidão um “destino traçado por Deus”, mas a filha não. Lutou e brigou contra tudo e todos por seus ideais.
Ainda bem que existiram pessoas como Chiquinha Gonzaga. Artistas que nasceram para nos mostrar a vida fora dos trilhos, das regras, das imposições e – por que não? – das leis. Claro, quando a lei for injusta, tal qual era a que apoiava a escravidão nos tempos do Brasil colônia. Essa brilhante compositora nos deixou como maior legado sua música e, através dela, uma verdadeira lição de vida.
Recomendo que, no tempo livre, os queridos leitores procurem conhecer a biografia de Chiquinha Gonzaga ou, se assim preferirem, assistam a minissérie escrita por Lauro César Moniz, dirigida por Jayme Monjardim. Com Gabriela Duarte e Regina Duarte no papel principal, transmitida em 1999 pela Rede Globo.

sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

Virada Inclusiva

O Evento

A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência tem por finalidade o desenvolvimento de políticas públicas voltadas à população com deficiência e suas famílias.

Neste ano de 2010, decidiu-se por celebrar de forma genuinamente inclusiva o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência - 3 de dezembro, com o evento "Virada Inclusiva: Participação Plena", em parceria com a Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida de São Paulo, numa conjugação de esforços, apoio técnico e logístico.

O evento constitui uma série de shows, palestras, oficinas, apresentações, mostras teatrais, exposições, gincanas e demais manifestações de arte, cultura, esporte e lazer em uma variada gama de lugares em diversos municípios do estado de São Paulo. As atividades acontecem entre os dias 03 e 04 de dezembro, contando com mais de 24 horas de diversão inclusiva e informação com participação plena de todos os cidadãos.

As ações constituem um esforço conjugado de outras Secretarias e esferas da administração pública do Estado e Município de São Paulo e da sociedade civil organizada, também contando com a participação voluntária de pessoas e grupos do mundo artístico e esportivo, de forma a garantir a mobilização necessária dos recursos imprescindíveis à realização do evento.

A preocupação em garantir o pleno exercício da cidadania e a inclusão social de todas as pessoas, com e sem deficiência, como forma de intensificar os laços de igualdade de direitos, tem como força motriz o desejo de dar base a uma sociedade verdadeiramente democrática e inclusiva.
A"Virada Inclusiva: Participação Plena" só será possível com a participação de todos.

Contamos com sua presença!

PROGRAMAÇÃO NA CAPITAL

Dia 03 de dezembro

Local Horário Atividade
Lar Escola São Francisco
Rua dos Acores, 310 – Jd Lusitania
Contato: Flávia Varga (Flavia.varga@lesf.org.br – tel.5904.8024).
08:00 às 17:00 - Avaliação odontológica, para as pessoas com deficiência com agendamento
Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência – SEDPcD
Rua Auro Soares de Moura Andrade, 564 – Portão 10 – Barra funda
(Memorial da América Latina – ao lado do metrô Barra Funda)
09:00 - Abertura da Virada Inclusiva - Inauguração do Painel da Secretaria
10:00 às 17:00 - Atendimento e visita à unidade movél da Rede Lucy Montoro
13:00 - Apresentaço de Capoeira - AACD
13:30 às 14:30 - Oficina de Artes de Cartões (Associação Nosso Sonho)
- Confecção do Jornal (Associação Nosso Sonho)
- Apresentação de Tecnologia Assistiva (Associação Nosso Sonho)
14:00 - Oficina de Música (Grupo Quebra-Cabeça)
15:00 às 16:00 - Oficina de Artes de Cartões (Associação Nosso Sonho)
- Confecção do Jornal (Associação Nosso Sonho)
- Apresentação de Tecnologia Assistiva (Associação Nosso Sonho)
16:00 - Apresentação Companhia de Dança - Casa André Luiz
- Apresentação Músical na Unidade Móvel com intérprete de Libras - (Musico Cícero Fornari)
18:00 - Exibição do Curta "Eu não quero voltar sozinho"
- Vivência e Debate (Mais Diferença)
Fórum do Juizado Especial Federal
Av. Paulista, 1.345 09:00 - Coral de Musica (AVAPE)
10:30 - Mesa Redonda Temas: Perícia, Reabilitação e Conceito de Pessoa com Deficiência na Lei de Orgânica da Assistência Social.
- Público: Geral (há necessidade de confirmar presença)
CIAM JAGUARÉ (Aldeia da Esperança)
Rua Irmã Pia, 78 – Jaguaré
Público: Geral 09:00 às 11:30 - Jogos Pedagógicos Adaptados, Exposição de Fotos/Trabalhos, Oficina de Beleza e Bazar
09:30 - Aula de Expressão Corporal
10:00 - Futebol: CIAM X Gol de Letra
- Palestra "Inclusão da Pessoa com Deficiência Intelectual no Mercado de Trabalho"
10:30 - Futebol Inclusivo
13:30 às 16:30 - Alogamento
- Jogos Pedagógicos Adaptados
- Exposição de Fotos/Trabalhos
- Oficina de Beleza e Bazar
- Capoeira
- Palestra "Desafios da Educação Inclusiva"
- Ginástica
- Dança Circular e Percussão
Laramara
Auditório da Laramara
Rua Conselheiro Brotero, 338
Inscrições
Tel: (11)3660-6427
E-mail: cursos@laramara.org.br 9:00 às 17:00 - IX Semana de Orientacção Profissional
Av. Paulista, 2073 - Térreo 10:00 às 17:00 - Exposição Tecnologia Assistiva
Organizado Pela Laramara - Associação Brasileira de Assistência ao Deficiente Visual
Estação Sé do Metrô 10:00 às 15:00 - Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME)
- Apresentação musical da cantora cega Giovanna Maira (apresentações intercaladas com duração aproximada de 25 minutos cada).
- Ponto de captação de curriculum de pessoas com deficiência.
- Panfletagem de material, abordando temas como inclusão e acessibilidade.
11:00 - Teatro Pombas Urbanas
13:00 às 18:00 - Desmostração de Pintura com a boca e/ou pés
Estação Tamanduateí do Metrô 09:00 - Visita de alunos do município de São Caetano do Sul, de seis associações, as obras de arte dos metros Tamanduatí e Vila Prudente.
Correio
Av. São João S/N 12:00 - Coral (ADEVA)
Estação Brás da CPTM 10:00 às 15:00 - Associação Amigos Metroviários dos Excepcionais (AME)
- Espaço com cadeiras de quick-massage e serviços de massagens realizadas por deficiente visual para a população em geral.
- Divulgação de treinamento de acessibilidade realizado em parceria com a CPTM para adequado atendimento de usuário com deficiência ou com mobilidade reduzida.
- Ponto de captação de curriculum de pessoas com deficiência.
- Panfletagem de material, abordando temas como inclusão e acessibilidade.
Colégio São Luís
Rua Haddock Lobo, 400
Público: Alunos do Colégio São Luís 10:00 - Apresentação de Balé Classico (Aline Fávero)
13:30 - Apresentação de Balé Classico (Aline Fávero)
Parque Ibirapuera 9:30 às 16:00 - Pintura ao vivo e Exposição de quadros (Pintores com a boca e os pés)
Marquise do Pq. Ibirapuera, ao lado do MAM
10:00 às 12:00 - Oficina de Pintura com Maria Goret Chagas (Pintores com a boca e os pés)
Turma de até 20 pessoas
Inscrições pelo telefone: (11) 5051-1008
Sala de Oficinas Educativas do MAM
10:30 às 12:30 - Museu Afro Brasil - Visita Orientada com Oficinas de artes
Público: Pessoas com Deficiência Auditiva
14:00 às 16:00 - Museu Afro Brasil - Visita Orientada com Oficinas de artes
Público: Pessoas com Deficiência Auditiva
- Oficina de Pintura com Maria Goret Chagas (Pintores com a boca e os pés)
Turma de até 20 pessoas
Inscrições pelo telefone: (11) 5051-1008
Sala de Oficinas Educativas do MAM
ZOOLÓGICO
Av. Miguel Stéfano, 4.241 – Água Funda 10:00 e 11:00 - Visita Monitorada no ZOOLÓGICO
Público: Deficientes Visuais (2 Grupos de 20 pessoas cada / Inscrição Prévia)
14:00 - Visita Monitorada no ZOOLÓGICO
Público: Deficientes Visuais (2 Grupos de 20 pessoas cada / Inscrição Prévia)
16:00 - Visita Monitorada no ZOOLÓGICO
Público: Deficientes Visuais (2 Grupos de 20 pessoas cada / Inscrição Prévia)
Parque Villa Lobos
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 2.001 - Alto de Pinheiros 15:00 - Show SOS Ambiental (Atitude Paradesportiva)
16:00 - Primeiro passeio sobre rodas não motorizadas (Atitude Paradesportiva)
MUSEU DE ARTE SACRA – MAS
Av. Tiradentes, 676 (Próximo ao metrô Tiradentes) até às 19h
Público: Geral 11:00 às 19:00 - Visita Monitorada com alguns recursos de acessibilidade.
Agendamento - (11:00/13:00/15:00/17:00)
14:30 e 16:30 - Contadores de Histórias e Visita Sensorial
Vão Livre do MASP - Av. Paulista 12:00 - Apresentação de Cães Terapia (AVAPE)
Aeroporto Cumbica
Av. Jamil João Zarif - Guarulhos (Acesso Via Dutra e Rod. Airton Sena da Silva Km 30)
Aeroporto Congonhas
Av. Washington Luís - Campo Belo 14:00 - Lançamento Memorial da Inclusão - Itinerante I
Instituições abertas à visitação – Público Geral
DORINA NOWIL
Rua: Dr. Diogo de Faria, 558 – Vila Clementino 09:00 as 17:00 - OPEN DOOR
LARAMARA
Conselheiro Brotero, 338 – Santa Cecília 09:00 as 17:00 - OPEN DOOR
LAR ESCOLA SÃO FRANCISCO
Rua dos Acores, 310 – Jd Lusitania 29/11 a 03/12 - Na semana do dia 29 de novembro até o dia 03 de dezembro, avaliação dentária para as pessoas com deficiência, com agendamento prévio.
Responsável: Flávia Varga (Flavia.varga@lesf.org.br – tel.5904.8024).
MUSEU DA BÍBLIA
Av. Sebastião Davino dos Reis, 672 – Vila Porto – Barueri / SP
Público: Geral 18:30 - OPEN DOOR
Transporte gratuito com 24 vagas. Saída e retorno daqui da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Av. Auro Soares de Moura Andrade, 564, portão 10)
Horários
10h30 – Saída do Memorial da América Latina – Metrô Barra Funda
11h00 – Visita ao Museu da Bíblia em Barueri
(Av. Pastor Sebastião Davino dos Reis, 672 - Vila Porto - Barueri - SP)
13h00 – Confraternização com Lanche
15h00 – Distribuição de materiais da SBB e Encerramento
15h30 – Retorno para Memorial da América Latina – Metrô Barra Funda
Dia 04 de dezembro
Local Horário Atividade
Parque Villa Lobos
Av. Prof. Fonseca Rodrigues, 1205 - Alto de Pinheiros 09:00 às 12:00 Gincana Maluca Sobre Rodas (ONG Atitude Paradesportiva)
Público: Geral. Participarão das atividades a dupla ou trio que em sua formação contenham, no mínimo, uma pessoa com meio de transporte contendo rodas: bicicleta, patins, skate, patinete, cadeira de rodas, etc.
9:30 às 16:00 - Pintura ao vivo e Exposição de Quadros (Pintores com a boca e os pés)
10:30 às 12:30 - Oficina de Pintura com Daniela Cristina Caburro (Pintura com a boca)
Turma de até 20 pessoas
Inscrições pelo telefone: (11) 5051-1008
Espaço Vida no Pq. Villa Lobos
14:00 às 16:00 - Oficina de Pintura com Daniela Cristina Caburro (Pintura com a boca)
Turma de até 20 pessoas
Inscrições pelo telefone: (11) 5051-1008
Espaço Vida no Pq. Villa Lobos
Auditório do MASP
Av.Paulista
Público: Geral (Pré-Credenciamento de grupos de pessoas com deficiência intelectual, auditiva, física e visual com Ana Beatriz – tel 5212.3764) 11h00 às 13:00 - Curso/Palestra História da Arte
MUSEU DE ARTE SACRA – MAS
Av. Tiradentes, 676 (Próximo ao metrô Tiradentes)
Público: Geral 11h00 à 19:00 - Visita Monitorada com alguns recursos de acessibilidade
- Contadores de Histórias e Visita Sensorial
Da Praça da República até Vale do Anhangabaú
Público: Geral 11h00 - Passeata ONG SUPERAÇÃO / ONG MAIS DIFERENÇA
Da Estação Paraíso do metro até Vale do Anhangabaú
Público: Geral 11h00 - Pedalada "Vamos em Sinais"
Parque Ibirapuera 9:30 às 16:00 - Pintura ao vivo e Exposição de quadros (Pintores com a boca e os pés)
Marquise do Pq. Ibirapuera, ao lado do MAM
14:00 às 16:00 - Oficina de Pintura com Maria Goret Chagas (Pintores com a boca e os pés)
Turma de até 20 pessoas
Inscrições pelo telefone: (11) 5051-1008
Sala de Oficinas Educativas do MAM
Vale do Anhangabaú
Público: Geral 13:00 - Show ONG SUPERAÇÃO / ONG MAIS DIFERENÇA (NXZERO e outros)19h00 - Show de Encerramento Luís Melodia, Baby Brasil e Quebra-Cabeça
Centro Cultural Banco do Brasil
Rua: Álvares Penteado, 112 - Sé 15:00 - Mostra de Cinema Nacional - Legendado e Audiodescritivo
Filme: Budapeste
Classificação: 16 anos
Tel: (11) 3031-4681/8718-7997 (Trata com Luciana)
O CCBB este ano também oferece ônibus para busca os espectadores em suas instituições, mediante pré-agendamento através do E-mail: lucimit@ig.com.br
Oficina Cultural Oswald de Andrade
R: Três Rios, 363 - Bom Retiro
Tel: (11) 3221-5558 - (11) 3222-2662 e pelo (11) 3081-9300 (Maria Lúcia no Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural à Definir - Exposição de Arte: "Pintou a Sindrome do Respeito"
Do Ponto de Cultura Instituto Olga Kos de Inclusão Cultural

Fonte: Todo o texto foi extraído do site da Secretaria da pessoa com deficiência e mobilidade reduzida.
Observação: para mais informações consulte o site da Secretaria da Pessoa com deficiência: http://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/pessoa_com_deficiencia/

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Semana Nacional da Conciliação

Conforme o prometido, transcreverei hoje a notícia publicada no site do G1 a respeito da Semana Nacional da Conciliação:

SEMANA NACIONAL DE CONCILIAÇÃO DEVE ATENDER 15 MIL PESSOAS EM SP!

Expectativa é que 6 mil audiências sejam realizadas até sexta-feira.
Evento acontece no Memorial da América Latina, na Zona Oeste.
Mais de 6 mil audiências de conciliação deverão ser realizadas entre esta segunda-feira (29) e sexta (3), durante a Semana Nacional de Conciliação. O evento acontece no Memorial da América Latina, na Zona Oeste de São Paulo.
Segundo o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a expectativa é que aproximadamente 15 mil pessoas sejam atendidas pelas Justiças Federal, Estadual e do Trabalho durante os cinco dias, em duas tendas.
Cerca de 300 pessoas trabalharão durante a semana. O acesso ao Memorial da América Latina é facilitado pela proximidade com a estação Barra Funda do Metrô e com diversos pontos de ônibus.
O desembargador federal Antonio Cedenho, coordenador do Gabinete da Conciliação do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, disse esperar que o evento promova a cultura da conciliação e da paz social, além da solução rápida de processos.


Então, se você tem alguma pendência judicial, procure um conciliador. Se você conhece alguém que tenha processos na Justiça, recomende a ele a conciliação. Conciliar é a melhor maneira de resolver os problemas, acredite!
“O fim do Direito é a paz.” (Ihering)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Passeata Movimento Superação

Uma das atrações da “Virada Inclusiva é a 7ª edição da Passeata organizada pelas ONGs Movimento Superação e Mais Diferenças. Uma passeata muito importante que já proporcionou importantes benefícios para a acessibilidade das pessoas com deficiência, vez que auxiliou na reforma da Av. Paulista, hoje, exemplo de acessibilidade na América Latina.
Para quem não conhece o Movimento Superação, transcreverei o texto que escrevi para minha monografia de pós-graduação:


“ATUAÇÃO DO TERCEIRO SETOR: Movimento Superação
1. Histórico
O Movimento Superação surgiu da união de jovens com e sem deficiência que sentiram a necessidade de alertar a sociedade sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência em seu mecanismo social.
Apesar de o Brasil ter um amplo leque de leis que asseguram os direitos dessa parcela da população, essas leis não são cumpridas, segregando as pessoas com deficiência do contexto social do país.
A missão do Movimento Superação é promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência, através de eventos socioculturais.
Em 2003, Billy (paraplégico devido a um acidente de moto) decidiu se mobilizar e representar os aproximadamente 15% da população brasileira (quase 25 milhões de pessoas) que vivem marginalizadas por barreiras arquitetônicas e atitudinais.
A estratégia adotada foi realizar uma passeata na Avenida Paulista, cartão postal do país. Um manifesto pacífico que ocorre em forma de uma caminhada que partia da Praça Oswaldo Cruz (Metrô Paraíso) rumo ao vão livre do MASP e que se encerrava com shows e apresentações artísticas. O evento acontece desde 2004 e se tornou uma tradicional celebração do dia mundial pela luta das pessoas com deficiência (03 de dezembro).
Rumo à sétima passeata, o Movimento Superação acredita que essa será a maior de todas até então. Afinal, após cinco anos de persistência, o movimento conseguiu tornar essa avenida, tão importante ao progresso da cidade, totalmente acessível às pessoas com todos os tipos de deficiência, como já anteriormente falado, na entrevista com a Vereadora Mara Gabrilli.
O próximo passo será a busca de mudanças em outras partes da cidade e em outros setores da sociedade, como escolas, hospitais e transporte público, fazendo da inclusão um fato concreto e não só pauta de marketing social e político.
Além da passeata anual, que estendeu sua área de atuação para Argentina, Rio de Janeiro e Porto Alegre, o Movimento Superação mantém outros projetos voltados à inclusão e ao exercício da cidadania das pessoas com deficiência.

2. Um pouco sobre o Billy

Willian Coelho, conhecido internacionalmente como “Billy”, sofreu grave acidente de moto causado por um carro da Polícia Militar, conduzida por um policial com a carta vencida que, ao passar pelo farol vermelho, o atropelou na Rua da Consolação, na cidade de São Paulo.
Depois de um longo processo de recuperação, a vontade de mudanças foi, nas próprias palavras de Billy, “o que me fez ressurgir das cinzas naqueles dias onde tudo parecia não ter mais sentido”.E esse foi o principal motivo que o fez criar o Movimento Superação.
O Billy também faz parte de um grupo de teatro, a Oficina dos Menestréis, trabalho que ele considera incrível por ter aprendido muita coisa importante para sua vida.
Outra atividade praticada por ele é o projeto musical intitulado “Saga” como ferramenta de sensibilização social. Para Billy, a arte - e principalmente a música – tem poder mágico de transformação e fomento de mudanças nos valores humanos.
Em meio a tantos projetos, Billy trabalha há um ano em uma grande Ong, A Mais Diferenças, em projetos culturais inclusivos.

3. Produtos
Os projetos do Movimento Superação são custeados através da verba arrecadada na venda de produtos, tais como: camisetas, Squezes, CD´s, adesivos, etc., disponíveis no “Bazar virtual” no site do movimento. ”


A sétima passeata será dia 04 de dezembro de 2010 (sábado). As pessoas que quiserem participar devem se encontrar às 11 horas na Praça da República cuja saída, prevista para às 12 horas, objetiva chegar ao Vale do Anhangabaú. No Vale, acontecerão shows em comemoração ao Dia Internacional da pessoa com deficiência a partir das 13horas até às 19 horas com os seguintes artistas: DJS Unidos, Banda Carreira, Juliana Caldas, Projeto Tupã, Rincon Sapiência, Manu Gavassi e NXZero.
Infelizmente, eu não poderei participar da passeata. Contudo, espero que, quem puder, participe. O evento é organizado e visa mobilização em prol da inclusão social e da acessibilidade. Desejo a todos uma ótima passeata e agradeço ao Billy e ao Movimento Superação pela iniciativa. Certamente, a cidade de São Paulo mudou muito após essa passeata. Estou na torcida para as novas mudanças: BOA SORTE, SUPERAÇÃO!