terça-feira, 24 de maio de 2011

Mais música



Essa música me encantou desde a 1ª vez que ouvi porque representou um período muito importante de recomeço de minha vida no ano passado. Decidi postá-la como mensagem para todos aqueles que deixaram um passado para trás para um recomeço muito melhor.
Passado não é apenas passado. Com o passado entedemos o presente para modificar o futuro. Não é apenas na disciplina de História que esta afirmação se confirma. Ela também pode ser aplicada para "a história de cada um de nós".
O passado é um grande aprendizado para nosso amadurecimento e para nos compreendermos melhor.
Espero que gostem da canção "Eu apenas queria que você soubesse" de Gonzaguinha.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Educação Inclusiva!

Caros leitores, recebi a mensagem abaixo,via e-mail, de uma ONG (MAIS DIFERENÇAS) que conheci recentemente. Ela trabalha em prol dos direitos das pessoas com deficiência e estão divulgando o abaixo-assinado aqui encaminhado a favor de uma educação inclusiva, ao contrário das "escolas especiais". Bom, quem conhece minha história sabe que sou contra este tipo de diferenciação.Sou a prova viva de que o melhor para incluir é estudar em escola comum.
Então, assinei o abaixo-assinado referido e sugiro que vocês leiam as mensagens que recebi e o enunciado da petição para assinar também, caso concordem. E, por favor, divulguem!

"Olá!

Queridos(as) colegas Professores(as), Supervisores/ras, Coordenadores/ras do AEE.

Peço-lhes que leiam este e-mail, que trata de assunto muito sério, até o final. E pensem com carinho sobre o que escrevi.

Como muitos e muitas de vocês já sabem, estamos em campanha pela coleta de assinaturas de um manifesto em prol da inclusão, disponível em:
http://www.peticaopublica.com.br/?pi=INCLUSAO

Mas, para que vocês tenham ciência da urgência e da gravidade do assunto (e, assim, possam agir no que for possível) resolvi escrever esse e-mail/pedido.

Estão acontecendo fortíssimas campanhas (no Senado e na Câmara Federal) para atacar alguns documentos FUNDAMENTAIS para a inclusão. Um deles é a Meta 4 do Plano Nacional de Educação, que ainda está em tramitação e, portanto, é a mais frágil de todas.

Há, ainda, movimentos para a dissolução da Polítca Nacional de Educação na Perspectiva da Educação Inclusiva, que vocês tanto conhecem e que embasa nosso trabalho. Estão sendo também desarquivados projetos de lei que já tinham sido rejeitados por pareceres técnicos do MEC (inclusive um de emenda à Constituição Federal).

E tudo isso porque as pessoas que apoiam as políticas de segregação e assistencialismo das escolas especiais estão aproveitando a mudança de governo para tentar retomar o espaço que perderam por causa da nossas conquistas na inclusão (digo nossas porque essa é uma luta de todos nós).

Nós sabemos muito bem que a proposta do MEC foi flexível: permitiu que as escolas especiais não fechassem, mas que, em vez de escolarizar, apenas oferecessem o AEE. No entanto, manipulam a imprensa e a opinião pública, dizendo que o MEC vai fechar o INES, o Instituto Benjamin Constant e outras intituições "importantes para a sociedade". Com isso, TENTAM MODIFICAR NOSSAS LEIS PARA REGULARIZAR DE VEZ A ESCOLA ESPECIAL!!! Isso é muito grave.

Não podemos esquecer que os opositores da inclusão são fortes perante a opinião pública. Bradam que "a sociedade" quer a escola especial. Mas nós todos sabemos que isso não é verdade. E VAMOS FICAR PARADOS??? Tenho certeza de que não. Temos que mostrar que existe um exército que luta todo santo dia para fazer a inclusão nesse país dar certo. Temos que dar voz às mães e aos pais que choram quando vêem que o filho tem direitos, que aprendeu, fez amigos, avançou, está feliz...

Está havendo uma manipulação da informação para deixar a população contra as política de inclusão do MEC e para, inclusive, derrubar a secretária de Educação Especial e sua equipe (tem uma passseata marcada em Brasília para o dia 19 de maio).

E, pior de tudo, é que, em meio a todo esse absurdo, as crianças são o que menos contam.

O QUE PODEMOS FAZER???

TUDO. Existe um abaixo-assinado do INES contra a inclusão que já tem mais de 7,5 mil assinaturas. Nossa meta é chegar à marca de 10 mil assinaturas no NOSSO MANIFESTO. Como vamos fazer isso? Criando redes. Sabemos muito bem fazer isso!

Se cada um(a) de vocês assinar a petição, já somos cerca de 3 mil pessoas. Se cada um(a) conseguir mais 3 assinaturas (não é muito, não é mesmo?), já teremos 12 mil. TOPAM???

Importante: para assinar a petição online, é preciso que a pessoa tenha um e-mail válido. Mas, caso vocês queiram coletar assinaturas de pais e mães que não tenham e-mail, é simples: basta que vocês apenas peguem o nome completo, a cidade e o estado e o CPF da pessoa e enviem PARA O E-MAIL DA MEIRE CAVALCANTE: mecavalcante@gmail.com

Temos apenas uma semana para atingir a meta de 10 mil assinaturas. Acredito que conseguiremos. Depois de ver a revolução que conseguimos fazer até hoje nas escolas do país (e que ainda vamos fazer, porque nãoi desistimos do que conquistamos!), tenho certeza de que NADA É IMPOSSÍVEL. E vocês, acham que é possível?

Contamos com cada um(a) de vocês.

http://www.peticaopublica.com.br/?pi=INCLUSAO

Um abraço da Maria Teresa Mantoan"