domingo, 8 de agosto de 2010

Feliz dia dos pais

“Não tive filhos, não transmiti a nenhuma criatura o legado da nossa miséria.”
(Machado de Assis)

Como todos conhecem, essa é a maneira que Machado de Assis encerra o clássico da literatura nacional: Memórias Póstumas de Brás Cubas.
Numa leitura rápida e superficial, conclui-se que Brás Cubas se vangloriava por não ter tido filhos. Contudo, uma leitura atenta de sua obra mostra que esta é apenas uma ironia do nosso Bruxo do Cosme Velho.
Brás Cubas, em verdade, tinha como uma de suas maiores frustrações não ter tido filho com Vingínia, o grande amor de sua vida. São várias as passagens do livro que ele fica pensando no filho que queria ter com ela. Mas não teve.
Sempre se comenta sobre a maternidade. O instinto maternal, o sonho da mulher ser mãe, etc. Todavia, existe também o instinto de paternidade. Há homens que demonstram vontade de ter e educar uma criança. Há homens que não apenas auxiliam a mãe na fecundação, mas sim, estão ao lado dessa mulher no convívio familiar dividindo preocupações e a educação de seus filhos.
Pai é aquele que te ensina, que dá bronca quando necessário, mas que, ao mesmo tempo está do seu lado quando necessário. Pai é aquele que percebe quando você está triste de verdade, se incomoda com sua tristeza e insatisfação,que fica feliz com suas vitórias, que torce junto e que tenta fazer o máximo que pode, sem passar a mão em sua cabeça quando estiver errado.
Meu pai é assim. Às vezes nos desentedemos com eles, às vezes achamos que eles reclamam demais por besteiras. Porém, eu sei que meu pai e minha mãe são as pessoas mais importantes de minha vida. São as pessoas que estão sempre do meu lado, não importa o tempo e a condição.
Poderia ficar horas falando sobre meu pai. Contudo, apenas relatarei uma simples passagem, um dia que eu nunca me esquecerei. Lembro-me que na época em que prestava vestibular de Direito e que só prestava nas faculdades mais concorridas, eu demorei muito para ser aprovada. Cheguei a pensar em desistir, em fazer outro curso. Quando eu estava triste por isso, achando que ser reprovada era o fim do mundo, meu pai disse que não era para eu fazer isso. Meu pai disse que se aos 19 anos eu desistisse de meus sonhos, o que poderia pensar do resto.
Não desisti. Ao contrário, insisti. E insisti tanto que fui aprovada no vestibular de Direito no Mackenzie. E, minha maior felicidade foi o dia da Colação de grau ao ver meu pai ali me vendo tornar-se Bacharel. Antes, uma prova era o fim do mundo. Hoje, vejo que o fim do mundo seria não ter meu pai para me dizer aquelas sábias palavras de incentivo ou para comemorar aquela conquista.
E é isso que tento me lembrar todas as vezes que discuto com meu pai, que acho chato ouvir sempre as mesmas reclamações. Nesses momentos tento me lembrar de todas as pessoas que fariam de tudo para ouvir seu pai se queixando de alguma coisa novamente.
Pai, muito obrigada por tudo nesses 26 anos. Hoje quero apenas agradecer por estar do meu lado e ao meu lado não só no dia dos pais, como em todos os momentos de minha vida. Eu amo você. Tenho certeza que ainda realizarei muito de meus sonhos e espero que esteja junto comigo quando eu os alcançar. FELIZ DIA DOS PAIS!!!!!!!!!!!

Desejo um feliz dia dos pais a todos os pais e a todos os filhos.

Um comentário:

  1. Oi, Má!
    Estou visitando seu blog pela primeira vez!
    Gostei mto de seus posts!
    Me emocionei mto ao ler este post do Dia dos Pais...
    Parabéns por td q conquistou e tenho certeza de q isso td eh mto pouco se comparado ao q vc ainda irá conquistar!
    Bjo grande, Felicia Ibuki.

    ResponderExcluir