terça-feira, 31 de agosto de 2010

Legados do curso Marcato: Vila Andrade

Certo dia, quando criança, uma professora que tive (aquelas que chamávamos de “tia”.Rs..Era a “tia Simone”) me escreveu o seguinte: “ Marcella, continue sempre assim: fazendo amizades e conservando os antigos amigos.”
Segui (ou tento seguir) os conselhos da tia Simone. Hoje, carrego comigo muitos queridos amigos de infância, adolescência, de tempos de faculdade,etc. Todos muito queridos, todos importantes. Com alguns, o contato é permanente. Com outros, mais raro (por causa dessa rotina corrida que sempre nos faz abdicar daquilo que mais gostamos!), porém intenso e inesquecível. Enfim, em 26 anos, conheci muita gente, conquistei muitos amigos e, graças a Deus, me considero uma pessoa de muita sorte por ter sempre um ombro amigo com quem contar.
Neste ano de 2010 conheci uma amiga MARAVILHOSA, SIMPÁTICA, HUMANA e PREOCUPADA. Lembro-me como se fosse ontem a primeira vez que nos falamos. Ela me ofereceu ajuda para arrumar meu material. Desse dia em diante nos tornamos amigas, como se nos conhecêssemos por séculos! Essa é a Manuela, minha querida Manu e o ambiente era o Marcato,curso preparatório para concursos.
A amizade da Manu é meu grande presente deste ano. Comecei o ano um pouco desanimada (a Miriam deve se lembrar disso, dos primeiros e-mails trocados e a Vânia pela minha “voz de enterro”, como ela diz.Rs...), sem muita vontade de fazer as coisas, me sentindo péssima por não estar trabalhando, meio depressiva por ainda não ter sido aprovada em concurso e completamente sem rumo. Com vontade de largar tudo, jogar tudo pro alto e começar tudo do zero.Rs...
Com a personagem Luciana da novela “Viver a Vida”, contudo, recomecei a sentir prazer, vontade de fazer as coisas. Reviver tudo que ela estava vivendo (já que tudo que acontecia com ela me trazia grandes lembranças) e, por isso, retomei meu contato diário (via e-mail) com minha amiga Alê. A Alê estava estudando para o exame da OAB no MARCATO e gostava muito de lá. Isso me incentivou a procurar o curso para prestar a Defensoria Pública. Em março fui ao Marcato e fiz minha matrícula.
Nesse contexto, conheci a Manu que, conforme já escrito, veio me oferecer ajuda para guardar o material. Todavia, a Manu me trouxe uma ajuda tão grande que ela nem devia imaginar. Conversando com ela descobri muitas coisas: a Manu foi estagiária da Defensoria, é muito inteligente, esforçada, animada, simpática e, mesmo assim, estava na luta por uma vaga no concurso, não passou logo “de cara”.O melhor é que, ao contrário do que eu pensava, a Manu não desanimou diante das dificuldades, não se lamenta por isso. Ao contrário, além de se esforçar para os exames, minha querida amiga está sempre pensando em ajudar os outros, principalmente quem mais precisa.
Minha defensora nata criou com a amiga dela Carolina (a Carol também é muito fofa, beijo Carol!) um projeto super interessante na Vila Andrade, bairro carente na Zona Sul. Elas iniciaram um projeto de assistência jurídica para o povo da comunidade com o apoio de uma igreja batista da região (igreja que a Carol conhecia).
Com o tempo, elas agregaram outros amigos advogados no projeto. Quando soube disso (por volta de maio) fiquei tão contente e emocionada que tive vontade de conhecer o projeto. Claro que ADOREI e, hoje, felizmente, integro o grupo.
Temos ações variadas lá, mas a maior parte de direito de família (minha grande paixão). É muito bom ajudar quem precisa, mesmo que voluntariamente. Adoro ir à Vila às sextas-feiras, adoro ouvir os “causos”, fazer as peças, discutir e - por que não? – bater papo furado com a turma toda. Com essa atividade simples e com pessoas tão gentis, voltei a “viver a vida” a minha maneira, fazendo o que gosto, com uma boa companhia. Trabalho me divertindo. Comecei a me cobrar menos e a me sentir útil. E, com tudo isso, voltei a ter empolgação para voltar aos estudos com mais garra e determinação. Tanto é que, mesmo não passando, não fiquei acabada por não ter sido aprovada na Defensoria este ano, bem diferente da reação com o concurso da Procuradoria em 2009.
E, se me senti assim foi não só pelo apoio da família e dos antigos amigos, mas também, pelos meus NOVOS AMIGOS DO MARCATO E DA VILA ANDRADE, principalmente pela Manu, que primeiramente me ofereceu sua amizade sincera e, por meio dela, a oportunidade desse projeto. A Manu é mais do que uma amiga, é uma PESSOA MAIS DO QUE ESPECIAL E ILUMINADA, alegre, brincalhona, sensível e preocupada com o próximo. Ela é a defensora pública mais vocacionada que conheci e, se existe alguma justiça nessa vida (como eu acredito que exista) ela merece ser aprovada nesse concurso o mais breve possível. Querida, EU ESTAREI NO DIA DE SUA POSSE TE APLAUDINDO,viu?
Manu, obrigada por ter me recebido como sua amiga, obrigada por acreditar e confiar em mim, obrigada por me ajudar nas peças, POR SER A DIVULGADORA OFICIAL DESTE SINGELO BLOG, enfim, obrigada por tudo, minha querida amiga!!!!!
Aproveito para agradecer o carinho, apoio e amizade do resto do pessoal do Marcato e da Vila: Carol, Filipe, Marcel e Noelle: eu adoro muito vocês. Adorei conhecê-los, vocês também são muito especiais, viu? Carol e Filipe, FORÇA nessa reta final do concurso. Estou na torcida!!!!!
Hoje, posso dizer que ter conhecido esses novos amigos me fazem muito mais feliz do que a aprovação em qualquer concurso público, aprendi e aprendo muito com eles.
Por fim, agradeço a minha querida “tia Simone” pelo ensinamento. Ela tinha toda a razão. O melhor é agregar pessoas as nossas vidas, multiplicar ao invés de dividir. Ciúmes e intrigas não levam a nada. Todos nós somos pequenas partes de um gigante quebra-cabeças.
Beijos e até o próximo post....

6 comentários:

  1. COMENTÁRIO - PARTE I
    Li, pelas primeiras cinco vezes (no mínimo!), o seu lindo texto ontem à noite. Na hora, tive uma vontade imensa de comentá-lo e de poder retribuir as generosas palavras que você escreveu sobre mim, sobre a nossa amizade e sobre o nosso projeto na Vila. Mas a emoção foi tamanha que, com tantas lágrimas nos meus olhos, não consegui escrever nada. Até me esforcei, esbocei algumas linhas, mas não consegui mesmo. Então pensei “amanhã, certamente, será possível escrever à minha querida Mazinha”. Bom, quase não foi possível!

    Isso porque, Má, eu não me canso de ler o seu post e, toda vez, me emociono! Com certeza não mereço! Enfim, queria aproveitar o espaço (e, como você mesma diz, o cargo de divulgadora oficial deste blog tão inspirador) para contar a minha versão sobre a nossa amizade e sobre a alegria que é ter você como uma grande amiga.

    Ser Defensora realmente é um dos meus maiores sonhos. E graças a ele muitas coisas boas têm acontecido na minha vida. Durante os dois anos de estágio na Defensoria, além de ter aprendido demais com as pessoas que atendi, tive a oportunidade de fazer amigos incríveis, como o Filipe, o Marcel, a No e de ficar ainda mais próxima da Carol (que já era minha amiga da faculdade, mas depois desse período no qual passávamos mais de 12h por dia juntas, a amizade só aumentou! Também pudera...eu passava mais tempo com a Carol do que com a minha própria mãe!!)

    E graças também a esse sonho que, no início desse ano me matriculei no Marcato para fazer um curso específico para a prova da DPE. Confesso que cheguei ao primeiro dia de aula bastante impaciente, reclamando de tudo: onde já se viu cair filosofia e sociologia no concurso?! Por que não havia uma turma matutina? Estava morrendo de sono!! Que droga de trânsito! Quando sairá o edital, prof. Vitore?!!!

    Em meio a tantos resmungos, a Má entrou na sala e “estacionou” sua cadeira bem na minha frente. Na hora algo me chamou a atenção naquela moça: apesar de toda a dificuldade em se locomover pelos corredores lotados, ela me parecia tranquila e estava sorridente, cumprimentando a todos. A imagem da Marcella mexeu comigo....passei a primeira aula toda me sentindo mal por ter sido tão rabugenta naquele dia!! Afinal, eu estava reclamando do quê??

    A partir desse momento a Má passou a ser um exemplo na minha vida. Como já te disse algumas vezes, amiga, eu te admiro MUITO! Te admiro pela garra e pela força de vontade que você deixa transparecer já a primeira vista. Mas te admiro, principalmente, pela alegria que você tem em viver que, sem dúvida, é a característica que melhor te define. Por isso, diante dos tombos que levo (como não ter sido aprovada na DPE) eu aprendi com você a me reerguer e seguir a diante sem esquecer o sorriso no rosto! Aliás, não ter sido aprovada foi só um detalhe. Ter te conhecido já valeu a pena!

    ResponderExcluir
  2. COMENTÁRIO - PARTE II
    Exatamente por todas essas suas qualidades, quando te convidei para conhecer o projeto na Vila, sabia que você aceitaria (mesmo tendo milhares de motivos para dizer que não atravessaria a cidade para se meter no meio de uma favela na zona sul com alguém que você tinha acabado de conhecer). Sabia que aceitaria porque é visível a sua bondade e sua generosidade com o próximo. Hoje, o nosso projeto na Vila não seria o mesmo sem você e sem a sua indispensável contribuição.

    Por isso, Má, se alguém tem que agradecer, sou eu. Tenho que te agradecer por me fazer enxergar a vida e as dificuldades com outros olhos, por você ter me mostrado o valor INFINITO de uma amizade verdadeira e por poder me orgulhar ao dizer a todos que essa pessoa maravilhosa que é a Marcella Santaniello Buccelli é minha AMIGA.

    Para terminar, queria dizer que vou guardar esse texto por toda a minha vida. Sempre que tiver vontade de desistir do sonho de ser Defensora, diante da dureza que é o nosso dia-a-dia de estudos, eu o lerei com carinho e seguirei na luta. E, quando formos bem velhinhas, o leremos juntas, relembrando nossas idas à vila e as nossas carreiras jurídicas, pois tenho certeza que continuaremos amigas até lá (mesmo que você se renda ao MP!! hahaha).

    Obrigada, Má.
    Beijos, Manu.

    ResponderExcluir
  3. Agora sou eu quem choro. Também vou imprimir todo este texto para colocar no quarto, ao lado dos livros para ler e reler todas as vezes em que me sentir triste por qualquer dificuldade.
    Claro que seremos amigas depois de nossas posses, Manu! E saiba que, seja MP, DP ou na Vila Andrade , o que me importa é "fazer a diferença", ser um ser humano que pense mais nos outros do que no próprio umbigo, sem preconceitos. Como poucas pessoas são. Parabéns, por ser tão especial! Beijo grande.

    P.S 1: Queria agradecer a entrada de mais uma entregante na Vila: a Nath!Querida, bem-vinda ao grupo!!!!!!!!!

    P.S.2: Esqueci de comentar no post a importância da minha amiga Paula, que também fez o curso no Marcato. Conheci a Paulinha no ano passado, no LFG e, desde então, sua amizade e apoio tem sido fundamentais também. Paulinha, força na prova da defensoria! Tudo vai dar certo, amiga! Como falei da Vila neste post, deixei para falar de você em outro post, com calma, como merece.Tenho algo importante a dizer sobre você!

    P.S.3: Como disse a Manu nos e-mails trocados, tenho certeza que terei muito a escrever aqui sobre o grupo e a Vila.E o elevador será o primeiro!
    Beijos a todos!!!!

    ResponderExcluir
  4. Estava eu, toda serelepe buscando informações sobre a qualidade do curso marcato e me deparei com este post.
    Intenso e animador.
    Parabéns pela união e força de vontade
    Marília Segui

    ResponderExcluir
  5. Muito obrigada, Marília. Espero que o curso Marcato seja tão importante para você como para mim.
    Também ficaria muito feliz se, a partir de agora, você visitasse este singelo blog para me trazer incentivo para continuar escrevendo. Meu objetivo é informar, mas também ser informada. Adorei seu comentário. MUITO OBRIGADA!!!!!
    BEM-VINDA AO BLOG!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. Olá, boa tarde. Gostaria de saber a opiniões de vcs que cursaram no Marcato... O curso realmente é bom? Os professores, o ambiente?

    ResponderExcluir