sábado, 5 de março de 2011

Carnaval

Eu nunca fui muito fã do carnaval, nunca tive paciência para assistir aos desfiles das escolas de samba pela televisão. Pareciam-me todas iguais, não via beleza em nada disso.
Contudo, com o passar dos anos, mudei minha opinião. Hoje, não me considero uma carnavalesca de carteirinha, não me vejo e nem pretendo frequentar “bailes de carnaval” ou sair desfilando em escola de samba, mas valorizo essa festa muito mais do que antes.
Isso porque não há nada mais brasileiro do que o carnaval. Faz parte de nossa história, nosso folclore e nossa tradição. O carnaval é alegre, colorido e miscigenado como nosso povo. A mistura das raças branca, negra e indígena estão nos batuques da bateria, nas fantasias e nas danças. O carnaval é misturado, é como cada um quiser ou imaginar.
Não há bom compositor ou intérprete nacional que nunca tenha composto ou cantado uma música de carnaval, um samba ou chorinho. Seja qual for o estilo ou gênero. Frisa-se, porém, que quando digo samba, estou me referindo ao samba de qualidade, de raiz, dos morros cariocas ou dos tradicionais sambistas cariocas (Beth Carvalho, Alcione, Lecy Brandão) bem como dos paulistas (Exaltasamba). Não daquele pagode romântico que nada representa de nossa história.
Chico Buarque, por exemplo, já compôs inúmeros sambas e em 1997 produziu um CD desse gênero musical para arrecadar fundos para a Mangueira – sua escola de coração; Marisa Monte e Maria Rita já gravaram CD cujo conteúdo era o samba do início ao fim; Ney Matogrosso já gravou, também, CD homenageando o Cartola, um dos maiores sambistas do Brasil e Cazuza discutiu com sua banda Barão Vermelho por ter insistido em gravar uma música do mesmo compositor.
Não é à toa, portanto, que o mundo todo quer vir ao Brasil para conhecer nosso carnaval. O triste é notar que inúmeros brasileiros não dão o menor valor ao carnaval ou a nossa cultura musical, preferindo ouvir musicas internacionais. Não estou propondo um boicote às musicas internacionais, nem fazendo apologia ao carnaval e a musica popular brasileira. Existem cantores e compositores MARAVILHOSOS em toda parte, reconheço e, inclusive, aprecio muitos deles. O sábio Cazuza sempre proclamou que o importante é que a música seja BOA, não importando sua origem ou estilo. Eu assino embaixo do que disse nosso ilustre poeta dos anos 80.
Particularmente, costumo preferir as músicas nacionais, porém, não acho ser isto uma verdade absoluta. Cada um se sensibiliza com um estilo musical, mesmo porque não há nada mais individual do que a música. O importante é que ela toque o coração de quem a ouve.
O que proponho neste feriado de carnaval é que passemos a ouvir o samba sem preconceito, que os leitores busquem o samba brasileiro de qualidade e o ouça com o ouvido e o coração abertos. Fazendo isso, certamente irão se identificar com ele, percebendo que nele podemos encontrar muito sobre o Brasil e de sua história. Afinal, há muito de cada um de nós no samba do morro. Quando fiz isso descobri que tinha muito mais de samba dentro de mim do que eu mesma imaginava. Hoje, penso até em ir assistir o desfile das escolas de samba na Avenida, seja em SP ou no Rio de Janeiro.
Para encerrar, postarei uma música do repertório do disco SAMBA MEU (2007), da cantora Maria Rita, disco que originou uma recente turnê de shows da cantora que fez muito sucesso de público. O disco é composto por músicas excelentes e das quais gosto muito. Contudo, o espaço me permite escolher uma só. Então, selecionei a música NUM CORPO SÓ de Arlindo Cruz e Picolé, por ter me chamado a atenção desde a primeira vez que a ouvi.



Espero que tenham gostado.
BOM CARNAVAL PARA TODOS!!!!!!!!!

2 comentários: