segunda-feira, 21 de junho de 2010

Chico Buarque de Hollanda- Ciranda da bailarina

Boa noite a todos, amigos leitores do blog. Saudades de nossos “bate-papos”, viu?
Bem, hoje estou aqui para prestar uma homenagem para meu grande ídolo da MPB. Sábado passado (19 de junho) foi aniversário de Chico Buarque de Hollanda.
É difícil quem não conheça ou nunca tenha ouvido falar sobre o Chico, pois ele é um grande gênio da música popular, um compositor único de nosso país. Sou fã de Chico desde quando me apresentaram suas canções. Lembro-me de quando o ouvi pela primeira vez com atenção na escola, quando meu professor de Português me mostrou a letra de CONSTRUÇÃO. Até hoje fico maravilhada quando escuto esta música. Não me conformo como ele pode ter escrito uma letra com tanta precisão da métrica, com uma brilhante escolha de palavras e alterar os versos sem perder o sentido da canção. Acredito que esta seja a melhor letra desse artista fantástico (e olha que é muito difícil escolher uma dentre tantas obras primas por ele elaboradas).
A partir deste dia de aula, ainda no ensino fundamental, comecei a vasculhar tudo sobre Chico Buarque. Descobri muitos discos de vinil de meu pai (também fã do compositor), ouvi a história dele contada por minha mãe,igualmente fã. Enfim, fui buscando mais e mais sobre ele. Ainda hoje, mais madura e com maior compreensão a respeito das canções, busco novidades sobre meu ídolo em livros e na Internet. Atualmente, deve ser raro o que eu não saiba sobre o Chico, tendo em vista que comprei todos aqueles DVD`s que contam sua vida e obra (ao todo são 12 discos).
Aproveito o aniversário para agradecer a este querido artista por nos ter presenteado com tantas obras inesquecíveis que me fazem refletir, questionar, indagar ou, pelo menos sonhar e apreciar. Espero poder ainda ler e ouvir novas canções. Querido Chico Buarque, FELIZ ANIVERSÁRIO!!!!!!
Bom, tenho muitas canções dele para comentar aqui. Levarei dias, anos comentando. Mas, decidi começar por uma que considero bem a par dos temas que tenho abordado aqui. A letra é para crianças (aliás, eu a ouvi pela primeira vez quando era bem pequena, ainda antes de CONSTRUÇÃO e sem saber alguma coisa sobre seu compositor). Ela foi gravada recentemente pela cantora Adriana Calcanhoto em um CD para crianças intitulado “Adriana Partimplim”.
A música fala sobre a bailarina porque esta figura costuma ser associada à ideia de perfeição. A bailarina é linda, perfeita e nunca erra. Tirando ela, ser idealmente construído, todo mundo tem “um irmão meio zarolho”, como afirma a letra da música. Assim, Chico explora brilhantemente o conceito da diferença, do que “normal” ou não, como notaremos da leitura da letra da música a seguir. Então, chega de enrolação. Vamos ouvir A CIRANDA DA BAILARINA:

Ciranda da Bailarina
Composição: Edu Lobo / Chico Buarque

Procurando bem
Todo mundo tem pereba
Marca de bexiga ou vacina
E tem piriri, tem lombriga, tem ameba
Só a bailarina que não tem
E não tem coceira
Verruga nem frieira
Nem falta de maneira
Ela não tem
Futucando bem
Todo mundo tem piolho
Ou tem cheiro de creolina
Todo mundo tem um irmão meio zarolho
Só a bailarina que não tem
Nem unha encardida
Nem dente com comida
Nem casca de ferida
Ela não tem
Não livra ninguém
Todo mundo tem remela
Quando acorda às seis da matina
Teve escarlatina
Ou tem febre amarela
Só a bailarina que não tem
Medo de subir, gente
Medo de cair, gente
Medo de vertigem
Quem não tem
Confessando bem
Todo mundo faz pecado
Logo assim que a missa termina
Todo mundo tem um primeiro namorado
Só a bailarina que não tem
Sujo atrás da orelha
Bigode de groselha
Calcinha um pouco velha
Ela não tem
O padre também
Pode até ficar vermelho
Se o vento levanta a batina
Reparando bem, todo mundo tem pentelho
Só a bailarina que não tem
Sala sem mobília
Goteira na vasilha
Problema na família
Quem não tem
Procurando bem
Todo mundo tem...

2 comentários:

  1. Má, aqui é a Ju Câmara. Nunca comentei diretamente aqui, mas tenho visitado seu blog e quero te parabenizar, porque tenho gostado muito de tudo. Porém, o último post me cativou mais, porque também gosto muito do Chico, e tenho verdadeira paixão por "Construção". Não posso dizer que conheço tanto sobre sua vida e obra, mas ainda assim, do que conheço, creio que seria impossível não admirá-lo. Parabéns pela iniciativa do blog, não deixe de postar. E mande notícias suas quando puder. Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Ju, estou muito feliz mesmo por ler seu comentário e por saber que tem lido meu blog. Espero que continue o visitando sempre. Aliás, se puder, divulgue-o para seus amigos e parentes, ficaria muito feliz se este meu projeto seguisse em frente, pois gosto muito de escrever. Também aceito sugestões de assuntos para novos posts.
    Quanto ao Chico, realmente, é impossível não admirá-lo. Tentarei fazer uma crítica sobre a música CONSTRUÇÃO para postar aqui,certo? E prometo te enviar notícias em breve, só não tenho mandado porque estou numa correria louca,DESCULPE-ME!!!!Beijos.

    ResponderExcluir