terça-feira, 15 de junho de 2010

Literatura infantil

Boa noite, queridos amigos leitores do blog. Provavelmente, vocês devem estar pensando que eu os abandonei. Mas não é verdade. Como venho dizendo, apenas ando sem tempo, mas prometo que, assim que puder, encrementarei o blog com outros recursos além dos textos.
Mas hoje estou aqui para lhes trazer uma dica de literatura infantil. Sim, para aqueles que tenham filhos, sobrinhos, primos ou, como eu, irmãos pequenos na família e não sabem o que presentear. Saibam que livros é sempre uma boa pedida, pelo menos, em minha opinião.
Então, indicarei aqui um livro que minha irmã de 9 anos leu recentemente e que gostou. Segundo ela, este foi o melhor livro que leu este ano. O nome do livro é FELICIDADE NÃO TEM COR de Júlio Emílio Braz.
Em breves palavras, o livro conta a história de uma boneca que, por ser negra, ficava sempre no fundo de uma caixa porque nenhuma criança queria brincar com ela.Percebendo esta discriminação, um menino negro decide descobrir o que nosso saudoso rei do pop Michael Jackson fez para clarear sua pele para fazer o mesmo. Só que, durante sua busca, o garoto conhece um jornalista muito diferente –ele era cadeirante – que o ensina a enxergar a vida de uma outra maneira. O restante da história só saberá quem ler o livrinho.
Recomendo esta obra por sua finalidade educativa e social. Acredito que conceitos de igualdade e respeito a diversidade humana devem ser explorados desde pequenos para que a humanidade cresça cada vez maior. Incentivar leituras deste tipo engrandece o leitor, mesmo que de pequena idade, fazendo com que ele tenha uma mente mais aberta.
Quando criança, meus pais me presentearam com uma boneca negra, que eu chamei de Didi. A Didi é linda, tem uma carinha muito fofa e até hoje é minha boneca preferida. Até hoje ela enfeita o meu quarto e nunca pretendo me desfazer dela por tudo que ela representa em minha vida.Minha boneca favorita sempre foi a “Barbie”, mas sempre tive outras, além da tradicional. Tive “Barbies” negras, havaianas,loiras, morenas,ruivas,etc...
Vejo nas lojas bonecas negras, apesar de em número menor do que as brancas e loiras, mas poucas são as mães que as compram para seus filhos. Um ato inconsciente que acarreta profundas consequências. Ninguém imagina, mas um singelo presente desses, poderia mudar a vida de uma pessoa.
Então, sugiro a leitura de FELICIDADE NÃO TEM COR, para todos. Assim, crianças e adultos compreenderão melhor o que disse aqui e perceberão que o importante é ser feliz como somos e termos orgulho de nossas origens e características. Aguardo os comentários após a leitura,ok?
Até o próximo post.....
Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário