sexta-feira, 25 de junho de 2010

Michael Jacson: um ano de saudade

Como costumo dizer, para uma fã de MPB é muito raro conhecer um artista do pop americano. Acontece que o artista que apresento hoje é o nosso eterno REI DO POP: MICHAEL JACSON!!!!!!
Hoje faz um ano que o famoso astro saiu de cena e nos deixou. Lembro-me bem deste dia, lembro-me que fiquei chocada quando li a notícia porque, quando criança, admirava Michael, não só por sua incrível coreografia e talento como dançarino – certamente um dos melhores do mundo- mas também e principalmente por sua sensibilidade como compositor. As músicas dele que tratam de problema social são incríveis: uma letra formidável, incrível e com uma melodia emblemática, capaz de, por si só, nos comover, nos mover. Recomendo que escutem “We are the wrold” ou “Heal de Wrold” e me digam se não sentiram a sensação de que todas aquelas pessoas estão próximas a você ou se era delírio meu de criança.
Quando ouço as músicas citadas “vejo” pessoas unidas, todas de mãos dadas, pessoas de diversas etnias juntas e ligadas numa só voz, gritando, aclamando pela melhoria do planeta. Lembro-me que, quando pequena e ainda não sabendo inglês como hoje, ouvia essas canções por várias vezes até decorar a letra. O curioso é que, por não saber o idioma, nem sabia o seu conteúdo. Todavia, percebia sua beleza e sentia sua emoção apenas pela melodia. Em minha opinião, são pouquíssimos os artistas capazes de transmitir emoção dessa maneira.
No campo dos videoclipes, é inegável o destaque de Michael Jacson trazendo inovações de computação gráfica, coreografias inéditas e baladas dançantes. “Triller” é certamente o “HIT” mais difundido e consagrado do astro do pop. Impossível não conhecer e não admirar tal trabalho. Contudo, meu videoclipe favorito de Michael é o, também consagrado “HIT”, “Black or White”. O clipe todo é fantástico, sem dúvida. Entretanto, o final surpreendente das cabeças de pessoas de diversas etnias se transformando, sempre me chamaram a atenção.
Ano passado, comprei uma biografia sobre o cantor que, devido aos compromissos profissionais, ainda não pude ler. Prometo falar sobre o livro assim que ler. Por ora, apenas quero deixar minha indignação a respeito de sua morte. Quero desvendar porque Michael foi uma pessoa tão infeliz, apesar de todo o talento e sucesso. Quero compreender como uma pessoa cheia de ideais e sensibilidade, não conseguiu se aceitar como realmente era: um negro americano. Sim, ele era um lindo e gracioso garotinho negro que se transformou em um fantasma sem identidade. Mas o que o levou a esse destino? A buscar uma eternidade impossível para qualquer ser humano? O menino que não queria crescer, proprietário da mansão “Neverland” é um dos gênios mais enigmáticos da história da música. Talvez, a leitura de sua biografia não me tragam as respostas almejadas, mas, certamente, me trarão mais vontade de viver, mais aceitação de mim mesma e da vida como ela se apresenta, para que não nos matemos antes do tempo, como fez nosso querido rei do pop.
Encerro o post de hoje com o legado mais belo de Michael Jacson: a canção “HEAL DE WROLD”:


Heal The World
Michael Jackson
Composição: Michael Jackson
''Think about the generations and they say:
- We want to make it a better place
For our children
And our children's children.
- So that they know
It's a better world for them
And think if they can
Make it a better place.''
There's a place in your heart
And I know that it is love
And this place could be
Much brighter than tomorrow
And if you really try
You'll find there's no need to cry
In this place you'll feel
There's no hurt or sorrow
There are ways to get there
If you care enough for the living
Make a little space
Make a better place
Heal the world
Make it a better place
For you and for me
And the entire human race
There are people dying
If you care enough for the living
Make it a better place
For you and for me
If you want to know why
There's love that cannot lie
Love is strong
It only cares of joyful giving
If we try we shall see
In this bliss we cannot feel fear or dread
We stop existing and start living
Then it feels that always
Love's enough for us growing
So make a better world
Make a better world
Heal the world
Make it a better place
For you and for me
And the entire human race
There are people dying
If you care enough for the living
Make a better place
For you and for me
And the dream we were conceived in
Will reveal a joyful face
And the world we once believed in
Will shine again in grace
Then why do we keep strangling life
Wound this earth, crucify its soul
Though it's plain to see
This world is heavenly, be God's glow
We could fly so high
Let our spirits never die
In my heart I feel
You are all my brothers
Create a world with no fear
Together we'll cry happy tears
See the nations turn their swords
Into plowshares
We could really get there
If you cared enough for the living
Make a little space
To make a better place
Heal the world
Make it a better place
For you and for me
And the entire human race
There are people dying
If you care enough for the living
Make a better place
For you and for me [3x]
There are people dying
If you care enough for the living
Make a better place
For you and for me [2x]
You and for me (Make a better place) [3x]
You and for me (Heal the world we live in)
You and for me (Save it for our children) [4x]

Nenhum comentário:

Postar um comentário