sexta-feira, 2 de julho de 2010

Recordar é viver: Férias de julho!

Boa noite, queridos amigos leitores do blog. Primeiramente, queria agradecer aos elogios que venho recebendo de algunas colegas,a Ju Câmara e a Roberta Monechio, que têm lido meus textos e gostado deles. Fico muito feliz com a ampliação de leitores do blog, isso significa que meus textos estão sendo úteis ou,ao menos, prazerosos. Nada mais gratificante para quem escreve.
Bem, hoje quero contar um pouco sobre os felizes tempos em que residi no bairro do Tatuapé, mais precisamente no Edifício “Vilaggio di Pádova.” Nossa, quanta saudade sinto de lá!!!!!!
Entramos no mês de julho, época de férias escolares. Esse foi, por muitos anos,o período que eu mais esperava a chegada, pois eu poderia brincar com meus queridos amigos do prédio.Rs... Sim, eu estudava em uma escola rígida, com provas difíceis, então, desde pequena, só pude brincar com amigos nos fins de semana e nas férias. Nossa, eram trinta dias de pura diversão, de tempos felizes!!!!!Nem preciso dizer que julho, dezembro e janeiro eram os meus meses favoritos.Rs...
Morei durante 11 anos no Vilaggio, dos 9 aos 20 anos de idade. Nesse tempo todo, tenho muito para recordar, quase impossível descrever tantos momentos bons de convivência com pessoas especiais, amigos queridos que permanecem e permanecerão para sempre dentro de mim.
Foram tantos episódios e brincadeiras divertidas: partidas de WAR ou Detetive, campeonatos de videogame, brincadeira de escolinha, horas de brincadeira com minhas queridas bonecas Barbie, brincadeiras de mês castigo ou presente, de gato mia e por ai vai. Acho que brincávamos de tudo um pouco. Mas, o mais importante era estar ali, no meio de todo mundo, no parquinho, na piscina, na minha casa ou na casa de meus amigos. Sempre me sentia bem com eles, feliz, integrada e completamente realizada. Sinto imensas saudades de todos eles.
Eu amava receber a Ju Vicentin, a Jaque,a Farrah, a Lari,as Alines e a Ju do 15, Rodriguinho, Netinho e até o pequeno (agora grande) Victor Hugo em minha casa. Adorava ir à casa deles também. Eu achava o máximo brincar na casa do Bruno e do Felipe, porque lá tinha autorama, jogo de futebol e muitos brinquedos de menino. Eu adorava minhas bonecas, mas adorava conhecer brinquedos novos e diferentes. Acho que desde pequena divido um lado super feminino e vaidoso com um jeito moleca e despachado.Rs....
Enfim, tenho recordações mil dessas pessoas e dessa época. Contudo, acredito que o que carrego de mais valioso de tudo isso são as amizades sinceras que por lá conquistei. Amizades tão puras e verdadeiras, sem qualquer tipo de interesse. Aprendi muito com todos eles. As principais e inesquecíveis lições foram a de ser feliz, apesar das dificuldades e a de que amigo é aquele que compartilha também nos momentos mais difíceis. Vou explicar o motivo:
Todas as vezes que eu descia no parquinho para brincar, o pessoal decidia brincar de mês. Muitas vezes eles estavam brincando de outras brincadeiras (pega-pega, esconde-esconde,etc...) mas paravam e trocavam a brincadeira para eu poder participar. Eu chegava, brincava e, na maioria das vezes, nunca me tocava do ato gentil. Contudo, transmitia muita alegria por estar ali e sentia o mesmo carinho de todo mundo. Então, algo que poderia ser um “trauma” (não poder correr) se transformava em horas e horas de diversão, sem prejudicar ninguém. Sem atrapalhar a infância de qualquer criança que ali se encontrava. Hoje, mais amadurecida, compreendo o caráter nobre desses meus queridos amigos e os agradeço imensamente pelo privilégio de tal amizade. Gente, se não fosse por vocês, talvez eu não seria quem sou, não acreditasse em mim e na vida como acredito hoje. Muito obrigada!!!!!!!
O segundo ensinamento inesquecível eu retirei no período de minha recuperação de uma cirurgia de coluna que fiz em 1995. Eu tinha apenas 11 anos e passei dois meses de cama sem poder nem me sentar (sendo que aproveitei os meses de janeiro e fevereiro, que estava em férias). Imaginem o que é passar dois meses de verão deitada numa cama e com um colete de gesso em toda a coluna? Seria insuportável, mas não foi. O pessoal do prédio se revezou durante todo esse período de modo que eu ficasse sozinha apenas de noite. E o que seria quase impossível, se tornou apenas uma situação chata. Foi tanto carinho, atenção, solidariedade. Acho que nunca conseguirei retribuir tudo isso, passarei a vida devendo.Rs...
Outra coisa de que não posso me esquecer de agradecer é ao Felipe por tantas vezes ajudar minha mãe a me carregar até a piscina. O prédio tinha escada para chegar até a piscina e, como ele sempre foi forte e de um coração enorme, era o ajudante principal de minha mãe.Rs...Obrigada, Fê!
Assim, hoje, já adulta, aproveito este mês de julho de 2010 para homenagear a todos os meus amigos do prédio Világgio di Pádova pela amizade, carinho, compreensão, enfim, por terem feito parte de minha vida e por serem peças fundamentais de minha formação como ser humano.
Jaque, minha eterna irmãzinha, amo muito e torço muito por você; Juju, meu “docinho” (só para te irritar.Rs...),apesar do sumiço de meses, você sabe o quanto sua amizade é importante para mim;Farrah, admiro você, sua luta e me emociono com suas vitórias, seu casamento foi o mais emocionante de toda a minha vida,você é uma vencedora; Bruno, ser sua madrinha de casamento foi uma honra, te adoro muito; Felipe, você foi, é e sempre será um amigo inesquecível; Aline 153, muitas saudades de nossas caronas até o Mendel;Lari, Ju 154 e Aline 152, sei que vocês eram mais novas, mas mesmo assim, contribuíram um pouquinho com tudo isso; Rodriguinho, nunca esquecerei nossas brincadeiras nos nossos sítios;Netinho, nunca me esquecerei de você levando aquelas rosas brancas para mim no quando operei e de todas as nossas brincadeiras juntos, aprendi muito videogame com você, muito obrigada; Japonês, muito obrigada por tudo e Victor Hugo, para mim, você continuará sendo aquele doce menininho que brincava quietinho com meu “trailler”, enquanto as meninas brincavam.
Por fim, agradeço a todos os outros que um dia fizeram parte dessa história, impossível colocar o nome de todos. Se faltou alguém, me desculpem!Saibam que o importante é o sentimento de amizade e gratidão que jamais perecerão, mesmo com o tempo e com a distância.Do fundo do coração, OBRIGADA POR TUDO E UM GRANDE BEIJO A TODOS OS AMIGOS DO SAUDOSO VILÁGIO DI PÁDOVA!!!!!!!!!
Boas férias a todas as crianças!!!!!!!!!!!!!!

6 comentários:

  1. AI QUE TEXTO MAIS LINDO!!!!
    Má, vc escreve muito bem! Eu até me emocionei! A Farrah também leu o texto e gostou muito! Má... então agora estamos de férias, precisamos nos encontrar tenho algumas novidades!
    Um bjo enoooorrrrrrme da sua irmazinha eterna! Bjo e Te Amo, vc sabe né! E, nunca vou cansar de dizer e, realmente espero que me procure sempre que precisar viu! Não ache que a minha ausência em muitos dias significa que se me ligar pedindo alguma ajuda irá incomodar! Bjo Te Amo lindinha!

    ResponderExcluir
  2. Nossa Ma quantas lembranças... Até me emocionei! Eu sempre achei que vc não percebia que a gente trocava a brincadeira pra brincar de mês :)
    Bons tempos... Muita saudade!
    Beijo Ma...

    ResponderExcluir
  3. =)

    Fico muito feliz de ter feito parte dessa família, porque sei que cada pessoa, cada historia citada nesse texto influenciou e influencia até hoje no que somos, e isso é para sempre.

    Beijo grande para você e obrigado pelas palavras sinceras e ser tão gente boa e acima de tudo “boa gente”, tenho certeza que todos nos aprendemos muito crescendo com você e com o seu caráter; Abraço a todos que fazem parte dessa grande família.

    Rodrigo. (Rodriguinho hehe)

    ResponderExcluir
  4. Jaque, a recíproca é verdadeira. Estarei sempre aqui para te ajudar, minha querida. Você é um tesouro na vida de quem te conhece.
    Bruno, eu nunca percebi que vocês trocavam a brincadeira, só me toquei quando cresci e me recordava dessa época. É como um filme que gostamos e revemos várias vezes. A cada vez que revemos percebemos detalhes novos? Então, relembrando, eu notei o que vocês faziam e fiquei ainda muito mais feliz por essas amizades.
    Rodrigo (Rodriguinho,Diguinho,etc...Rs...) você me emocionou com suas palavras. Concordo plenamente com você: tudo que vivemos será guardado para sempre e somos uma família, a família Vilaggio.Rs...
    Um beijo carinhoso para os três e para suas famílias, que eu também adoro muito.

    ResponderExcluir
  5. Ma, minha querida, a NOSSA infância merecia esse texto! Todos nós levaremos pra sempre na essência o quão fundamental foram aqueles momentos! Os olhos marejados de agora, lembrando daquele mundo ingênuo e feliz é a base de uma vida que vale a pena... Como é bom olhar pra tráz e tê-los fazendo parte dessa história... Da minha, da NOSSA infância! Má, símbolo maior da nossa alegria, tenha a certeza de que a infância de todos nós não seria a mesma sem vc. Tenho total consciência da imensa sorte que tivemos por vc ter feito parte de nós, não só vc, como o Dalton grande paizão de todos que nos ensinou jogar FIFA e DOM e até tentou me ensinar matemática e Ivani nossa mãezona sem palavras com sua alegria contagiante e paciência com todos nós... Afinal, não deve ter sido fácil aturar nosso barulho, as boladas na janela, etc etc... rsrs Espero vê-los em breve rindo, lembrando e revivendo tudo outra vez... Que tal uma pizza? Mas antes galera, 1 minuto de silêncio, por favor, vamos tentar? hahahaha
    Abraço, amos vcs!

    ResponderExcluir
  6. Que linda mensagem, Fe!!!!! Fiquei muito emocionada.Agradeço suas palavras gentis e carinhosas para comigo e, princípalmente, para com meus pais. Saiba que digo o mesmo sobre a Lúcia e o Roque, seus pais, que também sempre estiveram ao meu lado, me ensinando muito e torcendo muito por mim. Beijos a todos ai de sua casa!!!!!!!

    ResponderExcluir