sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Homofobia e preconceito

Desculpem-me o sumiço do blog. Acontece que estou tirando uns dias de descanso de tudo para um retiro espiritual, um período de reflexão para recarregar as energias para 2011. Contudo, continuem visitando o blog, abandonado ele nunca estará.Rs...
Hoje queria discutir um assunto que vem me intrigando por algumas semanas, mas que não escrevi antes porque ainda não tinha encontrado a inspiração necessária para tanto. Ontem, porém, lendo um post do meu querido amigo-irmão Robson, senti que precisava exteriorizar o que penso a respeito.
Como todos sabem, o objetivo maior deste blog é tratar de questões ligadas às pessoas com deficiência e inclusão social, já que a maioria dos posts trata desta temática. Porém, vale a pena ressaltar que o escopo maior deste blog é a gradual eliminação de preconceitos e o alcance de uma inclusão social plena entre as pessoas em sua diversidade.
Os meios de comunicação têm noticiado muito ultimamente sobre a homofobia. Estudantes, jovens e adolescentes que agridem homossexuais nas ruas sem qualquer explicação. Não compreendo como pode haver um comportamento tão retrógrado em uma sociedade dita “evoluída”. Na verdade compreendo sim. Percebo que evoluímos técnica, científica e economicamente, mas no campo social retrocedemos aos primórdios.
No campo jurídico, estamos na época da valorização dos Direitos Humanos, nossa Constituição preza por princípios nos quais a dignidade da pessoa humana alcança a ponta da pirâmide, todavia, a sociedade ainda não está preparada para aplicar tais princípios. Isso porque o que nos falta não se ensina nas escolas nem nas academias universitárias. O ser humano está completamente carente de alicerces básicos que nos une e traz a paz: amor, compreensão e solidariedade.
Antes de apontarmos ou julgarmos aos outros devemos julgar nossas próprias atitudes. Devemos nos conscientizar de que nossos conceitos morais não são verdades universais e que todos nós somos imperfeitos e, portanto, não temos o direito de afirmar que o correto é o que pensamos.
Ademais, creio que a diversidade é uma das maiores maravilhas da natureza. Deus foi sábio ao criar o ser humano. Se todos fossem iguais ou semelhantes, pensassem da mesma forma, gostassem das mesmas coisas, se comportassem de maneira semelhante e usassem as mesmas roupas a vida perderia o total sentido porque seria uma monotonia sem fim.A inteligência está em compartilhar e aprender com os outros.
Somos física e psicológicamente diferentes: uns tem olhos azuis, outros castanhos; uns são loiros, outros morenos; uns carecas, outros cabeludos, uns caminham com os pés, outros em cadeiras de rodas e, por que não?, uns gostam de mulher, outros de homem, sem se importar se pertence ao mesmo sexo ou do oposto. A questão é simples assim. As crianças são capazes de entender isso mais facilmente porque pensam exatamente da forma como descrevi, de forma natural, sem acrescentar regramentos morais que, em sua maioria,são mal utilizados servindo para excluir as pessoas.
Quem lê este texto deve estar pensando que sou aquele tipo “rebelde sem causa” que vive do prazer de contestar tudo e todos, fazer escândalos, contrariar normas, etc.... Já garanto que isto é um engano. Sou formada em Direito porque sou apaixonada pelas normas, mais do que isso, pelo seu FIEL CUMPRIMENTO. Sou defensora da Constituição Federal e sua aplicabilidade. Sou embebida de fé e religiosidade. Prezo a honestidade, a lealdade, a amizade e a solidariedade e esta é a razão maior da minha luta. Só que não se pode olvidar que para tanto é necessário muito preparo para que a lei, as regras morais e os princípios sejam utilizados para agregar, para trazer amor e harmonia entre as pessoas.
Quem me conhece sabe muito bem que eu sou defensora, também, dos direitos dos homossexuais. Penso que eles devem ser reconhecidos como parte da sociedade e ter o mesmo tratamento que qualquer pessoa. Defendo o reconhecimento do casamento gay ou ao menos da união estável homoafetiva e da adoção de crianças por casais homossexuais. Mas, antes de tudo, sou defensora de que esta parcela da população seja respeitada e que possa andar livremente pela rua sem ser agredida.
A vida me fez pensar assim. Não só em decorrência de minha deficiência, mas também por ter como um dos meus melhores amigos um gay. Ele é meu amigo desde quando ainda nem ele sabia que era homossexual, quando nós dois – eu e ele – descobríamos o que era a sexualidade, por sermos adolescentes. Podíamos não saber direito quem éramos, mas já éramos alguém e éramos nós mesmos. Meu irmão de coração e espírito sempre foi quem é hoje, sempre foi sensível, amigo, companheiro, divertido, desafiador e todas as qualidades que descrevi em um dos meus primeiros posts deste blog. Ser gay é apenas uma de suas características, nem mais nem menos.
Portanto, com ele aprendi a respeitar TODAS AS DIFERENÇAS e a respeitar as pessoas como são. Meus amigos dizem que uma de minhas principais qualidades é deixar as pessoas serem quem são e respeitá-las. Modéstia parte eu concordo. E sonho que um dia todos aprendam a respeitar a diversidade ao seu redor.
Encerrarei o post dizendo que devemos combater a homofobia. Esse pensamento ultrapassado e preconceituoso já escravizou negros, já conduziu judeus, homossexuais e pessoas com deficiência a campos de concentração. O pior é que todas essas atrocidades eram realizadas em nome de Deus, da moral e dos bons costumes. Definitivamente, essa não é a moral pregada por Jesus e certamente ele deve ter se sentido ofendido assistindo tudo isso dos céus. A Biblía nos ensina a amar uns aos outros, os princípios morais nos ensinam a respeitar o outro acima de tudo e assim é que deve ser.
Se você é homossexual ou sofre qualquer tipo de preconceito, seja você mesmo e exija respeito respeitando as pessoas. Se não o é e nem sofre preconceito, respeite a todas as pessoas, inclusive o diferente. Seja contra a homofobia e o preconceito!!

Um comentário:

  1. Nossa ligação está concreta na conquista mútua de nossos direitos. As minorias ao relacionarem transformam o pequeno em grandioso, a diferença em ponto forte. Juntos somos mais que apenas um.
    Te amo e pra sempre seremos unidos em Amor.

    ResponderExcluir