quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Passeata Movimento Superação

Uma das atrações da “Virada Inclusiva é a 7ª edição da Passeata organizada pelas ONGs Movimento Superação e Mais Diferenças. Uma passeata muito importante que já proporcionou importantes benefícios para a acessibilidade das pessoas com deficiência, vez que auxiliou na reforma da Av. Paulista, hoje, exemplo de acessibilidade na América Latina.
Para quem não conhece o Movimento Superação, transcreverei o texto que escrevi para minha monografia de pós-graduação:


“ATUAÇÃO DO TERCEIRO SETOR: Movimento Superação
1. Histórico
O Movimento Superação surgiu da união de jovens com e sem deficiência que sentiram a necessidade de alertar a sociedade sobre a importância da inclusão das pessoas com deficiência em seu mecanismo social.
Apesar de o Brasil ter um amplo leque de leis que asseguram os direitos dessa parcela da população, essas leis não são cumpridas, segregando as pessoas com deficiência do contexto social do país.
A missão do Movimento Superação é promover a defesa dos direitos e o exercício da cidadania das pessoas com deficiência, através de eventos socioculturais.
Em 2003, Billy (paraplégico devido a um acidente de moto) decidiu se mobilizar e representar os aproximadamente 15% da população brasileira (quase 25 milhões de pessoas) que vivem marginalizadas por barreiras arquitetônicas e atitudinais.
A estratégia adotada foi realizar uma passeata na Avenida Paulista, cartão postal do país. Um manifesto pacífico que ocorre em forma de uma caminhada que partia da Praça Oswaldo Cruz (Metrô Paraíso) rumo ao vão livre do MASP e que se encerrava com shows e apresentações artísticas. O evento acontece desde 2004 e se tornou uma tradicional celebração do dia mundial pela luta das pessoas com deficiência (03 de dezembro).
Rumo à sétima passeata, o Movimento Superação acredita que essa será a maior de todas até então. Afinal, após cinco anos de persistência, o movimento conseguiu tornar essa avenida, tão importante ao progresso da cidade, totalmente acessível às pessoas com todos os tipos de deficiência, como já anteriormente falado, na entrevista com a Vereadora Mara Gabrilli.
O próximo passo será a busca de mudanças em outras partes da cidade e em outros setores da sociedade, como escolas, hospitais e transporte público, fazendo da inclusão um fato concreto e não só pauta de marketing social e político.
Além da passeata anual, que estendeu sua área de atuação para Argentina, Rio de Janeiro e Porto Alegre, o Movimento Superação mantém outros projetos voltados à inclusão e ao exercício da cidadania das pessoas com deficiência.

2. Um pouco sobre o Billy

Willian Coelho, conhecido internacionalmente como “Billy”, sofreu grave acidente de moto causado por um carro da Polícia Militar, conduzida por um policial com a carta vencida que, ao passar pelo farol vermelho, o atropelou na Rua da Consolação, na cidade de São Paulo.
Depois de um longo processo de recuperação, a vontade de mudanças foi, nas próprias palavras de Billy, “o que me fez ressurgir das cinzas naqueles dias onde tudo parecia não ter mais sentido”.E esse foi o principal motivo que o fez criar o Movimento Superação.
O Billy também faz parte de um grupo de teatro, a Oficina dos Menestréis, trabalho que ele considera incrível por ter aprendido muita coisa importante para sua vida.
Outra atividade praticada por ele é o projeto musical intitulado “Saga” como ferramenta de sensibilização social. Para Billy, a arte - e principalmente a música – tem poder mágico de transformação e fomento de mudanças nos valores humanos.
Em meio a tantos projetos, Billy trabalha há um ano em uma grande Ong, A Mais Diferenças, em projetos culturais inclusivos.

3. Produtos
Os projetos do Movimento Superação são custeados através da verba arrecadada na venda de produtos, tais como: camisetas, Squezes, CD´s, adesivos, etc., disponíveis no “Bazar virtual” no site do movimento. ”


A sétima passeata será dia 04 de dezembro de 2010 (sábado). As pessoas que quiserem participar devem se encontrar às 11 horas na Praça da República cuja saída, prevista para às 12 horas, objetiva chegar ao Vale do Anhangabaú. No Vale, acontecerão shows em comemoração ao Dia Internacional da pessoa com deficiência a partir das 13horas até às 19 horas com os seguintes artistas: DJS Unidos, Banda Carreira, Juliana Caldas, Projeto Tupã, Rincon Sapiência, Manu Gavassi e NXZero.
Infelizmente, eu não poderei participar da passeata. Contudo, espero que, quem puder, participe. O evento é organizado e visa mobilização em prol da inclusão social e da acessibilidade. Desejo a todos uma ótima passeata e agradeço ao Billy e ao Movimento Superação pela iniciativa. Certamente, a cidade de São Paulo mudou muito após essa passeata. Estou na torcida para as novas mudanças: BOA SORTE, SUPERAÇÃO!

Um comentário: