terça-feira, 30 de novembro de 2010

A Chegada de Dezembro

Eu sempre disse que o mês de dezembro é o melhor do ano, né? Rs...Eu não poderia ter escolhido melhor mês para nascer. Em dezembro encontramos o Natal ( data muito especial para mim. Eu comemoro o Natal todos os anos reunida com a família) e a festa de ano novo (que muito me agrada, já que é o momento em que renovamos nossa esperança e desejo de um ano melhor e de uma vida feliz).
Como se não bastassem essas duas datas especiais em que as pessoas se reúnem e se confraternizam, eu nasci um pouquinho antes das festas, mas ainda em dezembro, no dia 09. O que tornou o mês ainda mais significativo para mim. Quando chega dezembro, fico sempre feliz.
E, neste ano de 2010, tenho ainda mais motivos para comemorar o calendário. Descobri que, nesta semana, comemoramos DOIS ASSUNTOS de essencial relevância social e de extrema importância para mim, já que tem muita ligação com minha vida:
A primeira comemoração é que esta semana estamos na semana da conciliação. Então, todos aqueles que têm processos parados na justiça, podem optar pela conciliação e extinguir o processo. Para quem não soube, eu fui conciliadora no juizado especial do Mackenzie em 2005. Adorava a função e aprendi muito lá. O principal ensinamento foi o de que entrar em acordo é a melhor solução porque “todo mundo sai ganhando e ninguém sai perdendo”, enquanto que em uma decisão judicial, um “vence” e outro “perde”, ou seja, as duas pessoas permanecem em conflito, já que a justiça foi a favor de um só.
Os métodos alternativos para decidir um conflito (conciliação, mediação e arbitragem) bem como as técnicas de negociação têm ganhado cada vez mais espaço no Poder Judiciário. Um procedimento que teve início com o simples objetivo de diminuir o número de processos, hoje é visto como uma busca da paz social em detrimento da batalha judicial. Nos próximos posts prometo explicar melhor sobre a conciliação. Apenas queria divulgar que esta semana ela é mais facilitada porque o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está fazendo campanha.
A segunda data comemorada é o DIA INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Data esta comemorada no dia 03 de dezembro, neste ano, na próxima sexta-feira. Eu sabia da data há algum tempinho, mas, o que descobri recentemente foram as manifestações que decorrem dela. A Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida promoverá nos dias 03 e 04 de dezembro deste ano a “Virada inclusiva- Participação plena”. O próprio site da Secretaria explica em que consiste o evento:

“O evento constitui uma série de shows, palestras, oficinas, apresentações, mostras teatrais, exposições, gincanas e demais manifestações de arte, cultura, esporte e lazer em uma variada gama de lugares em diversos municípios do estado de São Paulo. As atividades acontecem entre os dias 03 e 04 de dezembro, contando com mais de 24 horas de diversão inclusiva e informação com participação plena de todos os cidadãos.
As ações constituem um esforço conjugado de outras Secretarias e esferas da administração pública do Estado e Município de São Paulo e da sociedade civil organizada, também contando com a participação voluntária de pessoas e grupos do mundo artístico e esportivo, de forma a garantir a mobilização necessária dos recursos imprescindíveis à realização do evento.
A preocupação em garantir o pleno exercício da cidadania e a inclusão social de todas as pessoas, com e sem deficiência, como forma de intensificar os laços de igualdade de direitos, tem como força motriz o desejo de dar base a uma sociedade verdadeiramente democrática e inclusiva.
A"Virada Inclusiva: Participação Plena" só será possível com a participação de todos. “( fonte: http://www.sedpcd.sp.gov.br/viradainclusiva/oevento.php)

A participação na “Virada Inclusiva” é importante também para as pessoas sem deficiência, pois, conhecendo histórias de superação, de esforço e de pessoas que lutam para ocupar seu lugar na sociedade ocorrerá uma mudança na maneira de enxergar o mundo de qualquer um, diminuindo as barreiras sociais. Já para as pessoas com deficiência, o evento é essencial para sua integração e reinserção social, fazendo com que elas se sintam úteis, produtivas e iguais a qualquer outro cidadão.
Também contarei mais detalhes sobre a “Virada Inclusiva” e sobre o “Dia Internacional da pessoa com deficiência” posteriormente. Agora, apenas recomendo que acessem ao link disponível acima, vejam a programação e tentem participar ao menos de uma atração. Certamente, vocês não se arrependerão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário