domingo, 9 de maio de 2010

Feliz dia das mães!!!!!!!!!!

Para este dia especial, dia das mães, selecionei um dos textos mais especiais que tenho guardado. Minha mãe o recebeu há muitos anos, leu e o guardou com carinho. Anos mais tarde, ela me deu esta obra prima numa folha já amarelada pelo tempo. Eu me emocionei tanto quando o li que decidi digitá-lo e salvá-lo em meu computador. Eis o texto:

BEM- VINDO À HOLANDA
(1987 por Emily Perl Knsley)

“Frequentemente sou solicitada a descrever a experiência de dar à luz a uma criança com deficiência- uma tentativa de ajudar pessoas que não tem com quem compartilhar essa experiência única a entendê-la e imaginar como é vivenciá-la. Seria como...
Ter um bebê é como planejar uma fabulosa viagem de férias- para a ITÁLIA! Você compra montes de guias e faz planos maravilhosos! O Coliseu, o Davi de Michelangelo, as Gôndolas em Veneza. Você pode até aprender umas frases simples em italiano. É tudo muito excitante.
Após meses de antecipação, finalmente chega o grande dia!Você arruma suas malas e embarca. Algumas horas depois você aterriza. O comissário de bordo chega e diz:
- “BEM- VINDO À HOLANDA!!”
- Holanda!?! diz você “ o que quer dizer com Holanda!?! Eu escolhi a Itália!Eu devia ter chegado à Itália, Toda a minha vida eu sonhei em conhecer a Itália.”
Mas houve uma mudança de plano de vôo. Eles aterrizaram na Holanda e é lá que você deve ficar.
A coisa mais importante é que eles não te levaram a um lugar horrível, desagradável, cheio de pestilência, fome e doença. É Apenas um lugar diferente.
Logo, você deve sair e comprar novos guias. Deve aprender uma nova linguagem. E você irá encontrar um novo grupo de pessoas que nunca encontrou antes.
É apenas um lugar diferente; É mais baixo e menos ensolarado do que a Itália. Mas, após alguns minutos, você pode respirar fundo e olhar ao redor... Começar a notar que a Holanda tem moinhos de vento, tulipas e até Rembrants e Van Goghs.
Mas, todos que você conhece estão ocupados indo e vindo da Itália...e estão sempre comentando sobre o tempo maravilhoso que passaram lá. E por toda a sua vida você dirá: “ Sim, lá era onde eu deveria estar. Era tudo o que eu havia planejado.”
E a dor que isso causa nunca, nunca irá embora... porque a perda desse sonho é uma perda extremamente significativa.
Porém... se você passar a sua vida toda remoendo o fato de não haver chegado à Itália, nunca estará livre para apreciar as coisas belas e muito especiais... sobre a Holanda.
OBS:Este texto faz parte do arquivo do “DEFNET” e foi extraído de uma homepage da Cerebral Palsy Association of Western Australia Ltd via Internet e traduzido por Dra. Mônica Ávila de Carvalho, mãe de Manuela, em Cambuquira, Minas Gerais, em 30/12/1995.


Ser mãe de uma criança com deficiência é viajar a um país desconhecido, diferente e incomum. É estar aonde ninguém deseja, estar distante de seus sonhos. Todavia, a experiência pode lhe trazer ensinamentos únicos, valores novos e uma nova forma de enxergar a vida.
Minha mãe teve de fazer esse plano de voo. E ela embarcou com muita coragem,apesar do medo e das dificuldades. Sem dúvida alguma, se não fosse por ela e por tudo que ela me proporcionou eu não seria uma pessoa de sucesso, eu não saberia ter sonhos, objetivos e muito menos teria qualquer estímulo de lutar por eles.
Sinto-me realmente especial. Não por minhas dificuldades, mas sim, por tudo o que ela me proporciona. Meu relacionamento com minha mãe é como o que ocorre com qualquer relação entre pais e filhos, nem sempre concordo com ela e às vezes discutimos um pouco. Contudo, minha mãe é certamente a pessoa que mais amo nessa vida.
Mãe,espero que goste desta singela homenagem. Desculpe-me pelas vezes que te magoei, acho que descontamos nossas frustrações em quem mais amamos e VOCÊ e o papai são,sem dúvida, as pessoas que mais amo e amarei nesta vida. Neste dia, então, quero apenas te desejar tudo de melhor porque hoje é seu dia. Você pode ter defeitos e qualidades porque é ser humano, mas se tem uma coisa que sabe ser e fazer é ser mãe. Você é mãe acima de tudo e uma mãe maravilhosa.MUITO OBRIGADA!!!!!!!!!!
Finalizarei o post, desejando um FELIZ DIA DAS MÃES a todos!!!!

Um comentário:

  1. Sua mãe é realmente ADMIRÁVEL!
    Tenho muito, mas muito carinho pelos seus pais, para mim é como se eles fossem parte da minha família, pois sei o quanto eles são generosos, prestativos e preocupados com todas as suas amigas!
    Se algum dia eu for mãe, espero ser um pouco como a Dona Ivani e como a Dona Maeli, as mães mais especiais do mundo!!

    ResponderExcluir