terça-feira, 18 de maio de 2010

"Vou morrer de saudade"

Olá queridos amigos do blog,hoje estou aqui para me despedir de minha querida musa inspiradora - a personagem Luciana da novela Viver a Vida. Pois é, eu estava tão acostumada com a história dela que me esqueci que um dia teria fim, que era apenas uma personagem. Uma pena porque aprendi muito com essa história, de verdade.E vocês, o que acharam da novela?
Li recentemente que, infelizmente, a novela não teve uma grande aidiência, queria saber o motivo.Na minha opinião, a história da Lu nos levou a grandes reflexões, às vezes boas, outras nem tanto.Contudo,todas elas importantes. A história trouxe força e esperança aos cadeirantes, sem contar que a Lu dizia tudo aquilo que queríamos dizer a todo momento em rede nacional. Muita gente dizia que a novela não mostrava a realidade, vez que a Luciana era rica e tinha todo o conforto do mundo, pode ser, mas eu acho que o que me fascinou no enredo não eram as coisas materiais que a personagem adquiriu, e sim, os sentimentos que ela expôs em cada situação, em cada frase. Era emocionante ouvi-la, parecia que saia de dentro de mim. Acredito que, até pessoas em condições mais humildes, sentem-se da mesma forma.
Muitos podem não ter gostado, também, porque a novela mostrava o preconceito que realmente há dentro de todos nós, inclusive dentro de nós cadeirantes conosco mesmos. A novela mexia com nossas emoções, visões de mundo e mostrando algo simples, rotineiro e trivial como o dia a dia de uma pessoa com deficiência. Além de outros temas interessantes, claro, como o problema social nos morros do RJ ou a bulimia alcóolica, por exemplo.
Para mim, o autor Manoel Carlos é um gênio. Um gênio do cotidiano, das emoções e da vida. Sou fã dele de carteirinha, sempre fui, desde a 1ª novela dele que me marcou: Laços de Família, na qual ele contou sobre uma personagem que lutava contra a leucemia. Depois veio Mulheres Apaixonadas, muito bem escrita, com histórias de amor vividas por mulheres fortes e cheias de angústias.Em Páginas da Vida, o autor já mostrou grande maturidade ao narrar a história da Síndrome de Down e a batalha de uma mãe pela adoção,mostrando que carinho vale mais do que o sangue que corre nas veias. Por fim,chegou Viver a vida que, por questões óbvias, foi e sempre será minha novela favorita, independentemente de qualquer audiência ou IBOPE.
Quero parabenizar ao autor Manoel Carlos pela iniciativa e pela coragem. Nós, cadeirantes, precisamos de pessoas assim, corajosas que se arriscam em algo diferente com o objetivo de mudar o mundo. A história, sendo ou não record de audiência, certamente sensibilizou, revolucionou e polemizou.Parabenizo, também, a querida atriz Alinne Moraes que fez um lindo trabalho, que mostrou o verdadeiro sentido de ser atriz, que incorporou perfeitamente a personagem, que por sua atuação única, fez com que nos sentíssemos nas telas.Semptre me simpatizei com esta atriz, hoje, sou fã e queria um dia poder vê-la no teatro e cumprimentá-la pessoalmente. Lilia Cabral,como a mãe de Luciana,fez uma atuação de emocionar e de arrepiar, nem tenho palavras para descrever.
Além dos três, parabenizo a Flávia Cintra, cadeirante e produtora de TV que foi a consultora da novela. É, gente, foi ela que cedeu sua vida, sua história e sua casa para que a história da novela fosse quase real. Precisamos sim nos expor para conscientizar e informar. Espero um dia conhecer a Flávia e os gêmeos, filhinhos dela, pessoalmente, mas deixarei aqui o meu abraço de agradecimento a ela e a todas as pessoas com deficiência que gritam, batem o pé e que lutam por nosso espaço na sociedade.
Finalizo, parabenizando a todo o elenco da novela, que foram primorosos nesse magnífico trabalho.
Bom, para quem não assistiu ou não gostou da novela, recomendo que a busque no youtube e a enxergue com outros olhos, que a assista com o coração e não com a razão. A história é envolvente, verdadeira e real para qualquer classe social. Dinheiro não traz felicidade, força, esperança. Existem pessoas pobres esperançosas e felizes;Por outro lado, há milionários insatisfeitos. A novela, em um tom romanceado esperado para qualquer teledramaturgia, nos ensina a não esperar milagres, mas a superar nossos limites de forma positiva. Cada um tem o seu, mas, seja lá qual ele for, é possível aprender a ser feliz com ele. Agora, para quem assistiu e gostou, como eu, embarque na aventura de preservar o verdadeiro sentido deste trabalho que é o de conscientizar, informar, sensibilizar a sociedade sobre a vida de uma pessoa com deficiência.Só assim as leis terão eficácia, só assim, estaremos incluídos numa sociedade solidária, fraterna e igualitária.
Esse é meu sonho desde o nascimento.Desde que nasci luto para "mudar o mundo" aos poucos, com paciência e perseverança. Em 26 anos muita coisa evoluiu -a novela foi um sinal bem positivo disso- mas, como cadeirante e advogada, sei o quanto ainda falta.E é por isso que, apesar do fim de Viver a vida, a minha vida continua.Ainda tenho muitas pedras para ultrapassar,mas sei que sairei vencedora de todas elas, como já o fui em muitos momentos de minha vida.
A novela acabou, mas este blog permanece, ou melhor, ele está apenas germinando como uma semente com expectativa de render lindos frutos.Espero que não abandonem este projeto e que o continuem divulgando para seus amigos, parentes e conhecidos. Ainda temos muito "papo" para bater, minha história aqui no blog nem começou.
Minha querida Luciana,tenho que me despedir de você.Apesar de ser uma ficção, sua história estará para sempre em minhas memórias, um grande marco em minha vida que, como diz os versos da música de Tim Maia, "Vou morrer de saudade".Rs...
Espero todos novamente no próximo post!!!!!!!!!

5 comentários:

  1. Minha linda,

    Concordo plenamente com tudo o que escreveu, sem dúvida alguma essa novela foi um grande marco, uma novela sensacional! Espero que essa história tão bem narrada pelo mestre Manoel Carlos e interpretada pela magnífica Alinne Moraes traga um pouquinho mais de bom senso para a população. Todos os deficientes merecem acima de tudo muito respeito e sem dúvida alguma para mim são verdadeiras lições de vida, sinônimos de luta e força.Temos sim que lutar veementemente pelos seus direitos, pela igualdade e falta de preconceito. Mais uma vez parabéns Ma, você simplesmente arrasou no seu post.
    Beijões de uma amiga que te ama e admira muito.

    ResponderExcluir
  2. Embora eu só tenha assistido a alguns capítulos, gostei bastante da abordagem, do papel da Luciana.
    E claro, a admiração por Manoel Carlos é imensa, afinal ele sempre cria um personagem que eu me identifico. A começar pela lendária Anita que até hoje está viva dentro de mim, apesar da minha idade...rs
    A Heloísa, personagem da Giulia Gam na novela Mulheres Apaixonadas, pela forma desesperada de amar...
    E um "q" de Liliam Cabral pela sua ligação eterna com o grande amor de sua vida.
    Se eu me identifiquei assim, imagino você, minha querida com este personagem da Alinne Moraes... Ainda mais a questão do preconceito, tantas dificuldades, das quais eu participei algumas vezes com você...
    Nisso tudo só posso dizer que vc é uma GRANDE VENCEDORA!
    TE AMO!

    ResponderExcluir
  3. Oi,Marcella! Trabalho com sua mãe, sou prof do Mendel. Puxa, hj chorei bastante - de alegria e de tristeza. Explico-me: alegria por reconhecer e sentir a mesma felicidade e gratidão pela vida que encontrei nas suas palavras - sua alma é sábia e generosa; tristeza pq não tenho mãe e seu texto me emocionou ao pensar como seria escrever para ela no dia dela.
    Apesar das limitações - são muitas e interiores (e essas são realmente problemáticas)- o ser humano deve aquecer a chama que carrega dentro da alma: a vida é desafio, descobertas constantes e serenidade interior que decorre da autoaceitação.Bom, eu penso assim...
    Foi muito bom te conhecer, ta?
    Bjo no coração!
    Adriana

    ResponderExcluir
  4. Adriana, muito obrigada pela mensagem. Como costumo dizer, as mensagens postadas aqui me trazem muita força. Tanto as que escrevo, quanto as que leio. Escrevo e leio para ter vontade de lutar, de enfrentar a vida, apesar de tudo. Trocar experiências é o melhor remédio para isso.
    Quanto ao que me disse, concordo plenamente com você e sobre sua mãe, tranquilize-se. Se não pode lhe escrever,"fale" com ela por meio de orações. Feche os olhos, pense nela e converse com ela.Certamente ela te escutará.
    Obrigada, mais uma vez, pelas palavras e pelo carinho. Eu te espero mais vezes aqui, lendo meus textos e os comentando.Beijos,Marcella.

    ResponderExcluir
  5. oi Marcela, que Deus te abençoe e continue te abençoando e te dando forças para continuar lutando, pois a vida não acaba ai, ela tem muito o que seguir e que vc continue acima de tudo vencendo os preconceitos, que existe na população, e saiba que vc é a copia da Luciana.
    Mais uma vez que Deus te abençõe e tem outras amigas aqui admirando a sua visão.

    ResponderExcluir