quarta-feira, 24 de março de 2010

Recordar é viver- Parte 2: Habeas Corpus da locomoção

Meus queridos leitores, conforme informei na postagem de ontem, o capítulo de ontem da Novela VIVER A VIDA foi imperdível!!!!!A personagem Luciana disse que contaria no blog dela - e contou- sobre a experiência de um cadeirante andar de ônibus. Falarei sobre o tema aqui para fortalecer esse movimento.
Para quem não acompanha a novela, no capítulo, a personagem Luciana, que é cadeirante,sai de casa com a irmã Mia para encontrar as amigas e o namorado no restaurante.Para que isso acontecesse, ela enfrentou todos os obstáculos das calçadas esburacadas, sem guias rebaixadas ou motoristas que estacionam seus veículos em frente às rampas das ruas. Passado isso, ela chegou ao ponto de ônibus, mas, dois deles passam reto deixando-a no vazio. Quando ela conseguiu um que parasse, teve um desgaste enorme com o cobrador que não sabia operar o elevador do ônibus e, para finalizar, teve que suportar passageiros reclamando que ela estava atrapalhando a ida dele ao trabalho.
Eu até entendo o passageiro que realmente estava sendo prejudicado com o atraso do ônibus. Atrasar no trabalho é complicado para quem é empregado. Só que a Luciana não tem nada com isso. No blog dela, ela afirma que se sentiu humilhada e que sente a impressão de que a sociedade faz as coisas como se "nosso destino fosse mesmo ficar trancados em casa, já que não temos o que fazer na rua".
Por muitas vezes e em diversas situações me senti assim. Mas sempre encarei todas elas como um aprendizado para adquirir força e perseverar.O direito de ir e vir é básico, primordial para o ser humano, vez que este é um ser social. Daqui a pouco teremos que nos utilizar do "Habeas Corpus" para que pessoas com necessidades especiais e idosos se locomovam. Essa exclusão nos tira a autonomia. Não queremos ficar trancados em casa, temos SIM o que fazer na rua. Temos que trabalhar, estudar, nos divertir, ver os amigos, conhecer lugares novos, namorar e tudo aquilo que qualquer um faz na rua.Só que nosso direito não pode prejudicar o dos demais, como o do passageiro reclamão. Basta dar um preparo, um treinamento para todo aquele que trabalha com algo ligado a pessoa com deficiência, só isso. Se o cobrador soubesse operar o elevador, tudo seria bem mais rápido. A Luciana e a irmã foram muito corajosas e um grande exemplo de cidadania. Esta novela será uma grande porta aberta para que nós, cadeirantes, lutemos por nossos direitos.
Bem, e eu chamei a mensagem de "recordar é viver" porque, óbviamente, o capítulo me trouxe muitas recordações. Muitas situações mesmo. Vou contar todas elas aos poucos. Hoje, pretendo detalhar o MEU PASSEIO DE ÔNIBUS!!!!!!!!
Então, num passado não muito distante, nem existiam ônibus adaptados. Eu praticamente não os utilizava. Só andava de ônibus quando tinha passeios com a escola. Enquanto eu era criança - e leve, portanto- tudo era tranquilo.Porém,quando chegou a adolescência, no colegial, a situação foi se complicando. Minha mãe é professora do Mendel, onde eu estudei, e, por isso, era possível que ela me levasse nos passeios de carro, seguindo o ônibus do pessoal. Só que eu queria participar, estar junto de todos.
Em 2001, quando eu estava no 3º ano do Ensino Médio, fizemos uma visita as Faculdades mais importantes. No dia em que conhecemos a Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), o coordenador do Mendel (Fuke) conseguiu convencer minha mãe em me deixar ir de ônibus com a turma. Ela ficou com coração apertado, conversou com todos meus amigos, inclusive o Robson, meu amigo-irmão que é a pessoa homenageada dessa mensagem.
Eu e o Robson sempre fomos ligados, temos espíritos afins, nos conhecemos mutuamente sem precisar falar muito, temos uma ligação que transcende esse mundo. Portanto, é natural a confiança que tenho nele. Nesse dia, ele foi meu porto-seguro e minha mãe se tranquilizou por ter a certeza que estávamos juntos nessa.
Ao chegar no ônibus,o Robson e outros amigos guardaram a cadeira no lugar onde se colocam as malas dos passageiros (embaixo do ônibus, do lado de fora).Para conseguirmos colocar a cadeira no ônibus, deixei a cadeira de rodas motorizada em casa e fui com a manual porque está última pode ser dobrada e guardada.
Depois de resolvido o problema da cadeira, o Robson me colocou sentada no banco e foi do meu lado, um pouco em pé também para eu não escorregar do banco, o tempo todo desde a escola até a PUC. Fomos conversando sobre nós e sobre a vida, como sempre fazemos. Foi muito divertido.
Chegando na PUC, passamos o dia indo de um lugar ao outro, conhecendo os dois prédios e quase todos os andares daquela Faculdade. O Robson subiu e desceu não sei quantas vezes uma rampa de inclinação de 45 graus (lembra, Robs, que você foi medir a rampa?Rs....) mas ele realmente não me deixou só nem mesmo por um segundo, nem deixou de me levar em algum lugar. Fui em tudo com todos o dia todo. No fim do dia,repetimos toda aquela novela para que eu pudesse embarcar no ônibus de volta pra escola.
Foi uma aventura!!!!!!!Terminamos o dia exaustos e o Robson com dor nas costas,coitado! Ele era ainda só um adolescente de 17 anos e eu também já tinha essa idade, era pesadinha.Rs... Estávamos cansados sim, mas, felizes, por essa vitória. Afinal, EU VISITEI A PUC E FUI DE ÔNIBUS COM TODO MUNDO!!!!!!
Já era meu 3º ano de amizade com o Robson. Uma amizade muito bonita. Contudo, nesse dia, percebi que, mais do que meu amigo, ele era meu irmão, meu companheiro, meu parceiro de jornada e de lutas. O Robson é corajoso, enfrenta tudo e todos, luta contra a hipocrisia e o preconceito e busca um "algo a mais" sempre da vida. Ele é humano, sensível, solidário sem perder a força e a coragem de dizer o que pensa e gritar a verdade para quem quiser ouvir. Meu irmão de coração é um empreendedor, um revolucionário. Não veio a vida à passeio. Como ele mesmo afirma, o Robson é uma pessoa que "nasceu para brilhar"!!!!!!!!!
Robson, meu irmão de espírito, essas palavras são ínfimas perto do que sinto por você. Estou sempre com você. Desejo o seu melhor sempre e que alcance tudo o que desejar.Força, coragem e MUITO CUIDADO. A vida não é fácil para ninguém. O importante é ser feliz sempre.SORTE E SUCESSO SEMPRE!!!!Beijos e abraços da sua eterna irmã...
Finalizando, queria dizer a todos os leitores que amanhã conversaremos sobre o amor e os relacionamentos amorosos.O capítulo de amanhã sairá um pouco do campo da amizade. O tema será "UM NOVO AMOR EM MINHA VIDA". Seria a chegada de um Miguel (namorado da Luciana na novela)? Pois só saberá mesmo do que se trata quem passar por aqui amanhã. Por hoje é só isso.....

3 comentários:

  1. Má... hoje descobrí o seu blog e fiquei encantada... lí desde o primeiro post!
    Não posso deixar de comentar aqui e de parabenizá-la pela iniciativa!!
    É muito bom para outros cadeirantes dividirem suas emoções com você e também para os não cadeirantes aprenderem a lidar melhor com as dificuldades que vocês enfrentam, através da conscientização... muitas vezes somos carentes de conhecimentos para lidar com cadeirantes e você nos mostra como as coisas são simples quando feitas com respeito e amor!
    Não posso deixar de dizer também que concordo com tudo o que você disse sobre o Robson, rs.. que também é um grande amigo meu. Admiro muito os dois pela forma que vivem a vida, viu?? Aprendo muito com vocês...
    Mande um beijo para sua mãe... ela também foi minha professora e eu admiro mto ela não só profissionalmente, mas também pela mãe e pessoa que ela é.
    Um grande beijo,
    Camila Baruqui Guillen.

    ResponderExcluir
  2. Meu amor, simplesmente adorei esse tema! Além de ser importantíssimo para que a sociedade lute por direitos iguais e se envergonhe dessas dificuldades que cadeirantes possuem para a locomoção em vias públicas (um verdadeiro absurdo), você abordou um tema que realmente me interessa: a coragem.
    Para mim, a maior meta que devemos buscar em nossas vidas é a felicidade. Infelizmente, muitas pessoas acabam se acovardando, amedrontando diante de dificuldades que surgem para percorrer o verdadeiro caminho da plenitude. Sou extremamente a favor de lutarmos com todas as nossas forças para conseguirmos o que queremos, não somente falar, falar, falar, e na hora de realizar voltar atrás e deixar de lado nossos planos porque são difíceis de serem alcançados.
    Parabéns para você e para todos os CORAJOSOS que realmente vieram para acontecer, para transformar, para lutar e deixar um belíssimo exemplo para os que os rodeiam!
    Quanto ao assunto de hoje, acho que já sei do que se trata rsrsrsrs.... estou ansiosa!!!!!!
    Beijões!

    ResponderExcluir
  3. Puxa, Camila!!!!!Obrigada pelas palavras,viu? E espero que goste das minhas próximas postagens.Darei o seu beijo para minha mamãe...Rs...Beijos.

    ResponderExcluir