sexta-feira, 26 de março de 2010

Reflexão sobre a amizade

Boa noite, leitores do blog. Sei que prometi falar aqui hoje sobre O CASO NARDONI. Contudo, pensei melhor e decidi deixar para amanhã porque prefiro aguardar a sentença para comentá-la. O que acham? Eu preferi assim....
Para hoje, então, decidi postar um texto muito bonito que reli dias atrás. Ele fala sobre a amizade, a verdadeira amizade. Esse texto foi escrito em um caderno de recordações que tenho desde os tempos da escola. Quem me escreveu foi meu amigo Rubens Granja - o Rubinho. Esse amigo é meu anjo da guarda, como costumo dizer, pois me salvava das recuperações de física e de matemática, porque me ajuda até hoje quando tenho alguma dúvida jurídica e porque é uma das pessoas mais sensatas e objetivas que conheço. O Rubinho é advogado, é franciscano, é inteligente, é amigo, é muito competente, será em breve UM BRILHANTE ADVOGADO. E ele consegue ser brilhante sem deixar de ser amigo.Em muitos anos de amizade, nunca me negou auxílio, nunca desvalorizou minhas qualidades ou competências. Ao contrário, o Rubinho sempre me demonstrou o quanto posso ser útil, o quanto sou importante e o quanto nossa AMIZADE É IMPORTANTE PARA ELE. Mesmo um pouco distantes com o fim da escola (estudamos o mesmo curso em Faculdades diferentes e nunca trabalhamos juntos), ele faz de tudo para estar presente em momentos importantes de minha vida. Esteve presente em minha formatura, comemorou comigo minha aprovação no exame da OAB-SP e, sempre que possível,vem nas comemorações de meu aniversário. Também nos falamos por telefone ou e-mail. Sempre do escritório, lógico, porque o Rubinho trabalha muito e sem reclamar.
Assim, o Rubens me ensinou em todos esses anos que não é necessário estar sempre junto, grudado para ser um bom amigo. Nem todos que convivem conosco diariamente são nossos amigos. Amizade é algo muito maior e complexo. O texto que ele escreveu para mim - que também foi escrito por outra pessoa - explica o que é uma amizade verdadeira, assim como a nossa o é. Vou copiar o texto:

“Amizade: Você acredita nisso?

Muitos dos seus amigos não acreditam nela. Você acredita, embora tenha tido momentos de dúvida.É que a amizade não pode ser simplesmente definida ou descrita, como se, com definições, ela passasse a ser realidade.Ela só acontece quando duas pessoas assumem sua personalidade e se colocam em clima de diálogo.
Não são palavras, nem abraços, nem olhares que provam a existência da amizade. Ela vai muito além dessas coisas.Muita gente que baseou sua amizade nos presentes, nas visitas, nos abraços, nas palavras afetuosas acabou por se decepcionar quando veio a hora do confronto de personalidade. Não basta combinar em tudo para, por conseguinte, merecer o título de amigo. Nem todos que combinam em tudo são bons amigos. Amizade não tem lógica!
A amizade é fruto de ternura e respeito, mas é também honesta e corre até o risco de morrer, mas não admite qualquer falta de respeito à liberdade interior e à verdade nua e crua. Nem todo o que diz palavras bonitas é bom amigo, embora também seja verdade que nem todo aquele que só sabe corrigir e dizer desaforos disfarçados em gracejos sem graça, venha a ser bom amigo.
A amizade é consequência da dignidade humana, assumida por ambas as partes.Se apenas um dos dois é digno e nobre como ser humano, ela existe, mas não chega a crescer como deveria. Ela é como a estrada de duas pistas. Se o que deveria vir de lá não vem, ela se torna pista única. Infelizmente, em se tratando desse tipo de estrada, é uma lástima que a imitem dessa forma. Mas você pode continuar vivendo como amigo, mesmo que não encontre correspondência.
Quem não sabe ser apoio, não sabe ser amigo.Quem não se sente bem como irmão ou folho, dificilmente sabe ser amigo.
Na hora em que alguém começa a exigir muito dele, acabará fazendo a mesma coisa que fez com os pais e os irmãos. Há pessoas que julgam merecer amizade plena por haverem feito um favor ao outro. Insistem tanto e ocupam tanto o tempo daquele que elegeram por amigo, que acabam tirando-lhe a liberdade de escolha. Aquele que poderia se tornar amigo prefere fugir, pois acaba eleito para suprir uma carência afetiva e não para caminhar junto. Um grande número de pessoas acabou na solidão e sem nenhum amigo por causa dessa carência afetiva que não respeitava a liberdade do outro.
O homem ou a mulher que o persegue com a sua amizade e não perde um pretexto sequer para ocupar seu tempo, não é seu amigo, não soube respeitar a sua liberdade. O verdadeiro amigo não força a barra. Ele cativa e conquista suavemente, delicadamente, pacientemente.Só se torna importuno pela teimosia em não importunar. Mas quando é preciso tirar você de um caminho errado, aí sim: ele não sai do seu caminho com aquele sorriso, aquele jeitinho, aquela dureza, aquela firmeza de rochedo, até que você perceba que não é justo continuar trilhando o caminho que fere a você e a outros que se sentem parte de sua vida.
Um bom amigo é um tesouro, diz o Eclesiastes. Não diga nunca que jamais encontrou um amigo. Pode ser que você o tenha encontrado e acabou por perder a chance de crescer na sua amixade. Ou pode ser que você tenha dado chances e este alguém fez você de muleta, ao invés de pedir o seu ombro e a sua mão.
De qualquer forma, é bom que na sua juventude você guarde no coração uma verdade: você tem mil chances de encontrar bons amigos. A impaciência, a insistência em querê-los como propriedade sua, o ciúme, a pressa em querer logo uma amizade madura acabam por terminar o que começou bem e poderia ter se tornado uma vida espetacular de diálogo franco e sincero.
Um jovem sem amigos sofre muito, mesmo quando faça de conta que não precisa deles. Homem algum é uma ilha, disse o poeta. E disse uma grande verdade.
Um bom amigo, porém, é sempre consequência de uma busca e de um esforço de correspondência. As amizades podem cair do céu, mas só se firmam com os pés na terra e com a cabeça voltada para Deus.
Se você não acredita em amizade comece a acreditar, pois tão simples como negá-la é procurar conviver com ela; tão complicado como encontrá-la, é ficar duvidando de sua existência.
Às vezes a amizade é qustão de coragem de viver. A mediocridade sabe sempre o que fazer quando percebe que alguma coisa é difícil: nega que ela exista.
PROCURA-SE UM AMIGO. O ENCONTRO COM ELE SIGNIFICARÁ DOIS MEDÍOCRES A MENOS NA HISTÓRIA DA HUMANIDADE."(Autor desconhecido).

O autor do texto é desconhecido. Mas você, Rubinho, com o passar dos anos, me fez acreditar nessas palavras, acreditar na verdadeira amizade.Já nos conhecemos há muitos anos. E, quanto mais o tempo passa, minha amizade, consideração e admiração por você só aumentam. Você foi um grande menino. Hoje é um grande homem, ainda jovem, mas com um futuro brilhante.Torço por sua felicidade, pois merece tudo de melhor hoje e sempre. Estarei aqui sempre para te aplaudir, tenho muito orgulho de você pelo que você é. Nossa amizade é muito importante para mim. Muito obrigada por tudo. Beijos da sempre amiga, Má.
Hoje, pretendo que todos reflitam sobre este texto e sobre o valor de um amigo verdadeiro.E, principalmente, se tem se esforçado para ser um bom amigo. Para ser amigo, não precisamos ser "perfeitos", precisamos ser nós mesmos e saber estender a mão pra quem precisa.
Toda sexta-feira, trarei textos ou poemas para "reflexão" no fim de semana, tudo bem? Adoro momentos literários.Rs...
Bom fim de semana a todos!!!!!!!

P.S: Amanhã falarei sobre os Nardoni, finalmente!!!!!!!

2 comentários:

  1. olá
    gostaria de dizer que o trecho que vc leu e postou em seu blog
    referente a amizade "Reflexão sobre a amizade"
    tem autor, e é o padre Zezinho em seu livro "Um jovem custa muito pouco".
    Espero ter ajudado, bjs e parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  2. Olá Nay, você me ajudou muito sim. Nem eu nem meu amigo Rubens conhecíamos a fonte deste texto porque ele também me repassaou o texto que fora enviado a ele anteriormente sem a autoria. Muito obrigada pela ajuda. Agora vou procurar por este livro que deve ser uma excelente obra.
    Espero que continue visitando o blog e me trazendo novidades.Obrigada pela troca.
    Seja bem-vinda!!!!!!!!

    ResponderExcluir