segunda-feira, 22 de março de 2010

"Vou de Táxi, uhu!!!!!!!"

Boa tarde, queridos amigos seguidores do blog!!!!!!!!
Como todos que convivem ou conviveram comigo sabem muito bem, o grande problema de uma pessoa cadeirante é a locomoção, como eu moro em São Paulo, é daqui que falarei mais....
Os meios de transporte público são ainda deficitários, apesar das melhorias. Ainda faltam linhas de ônibus e os metrôs não bastam, já que as ruas estão esburacadas ou sem guias rebaixadas. E, infelizmente, essa é a maioria das ruas da minha querida São Paulo.Na minha própria rua (Dona Veridiana, em Higienóplis), que é rua da Estação de Metrô Santa Cecília, só foram rebaixadas as ruas após quase 5 anos de eu me mudar para cá. Sei disso porque fiz este pedido na Subprefeitura da Sé em 2004, logo quando mudei, porque precisava das ruas acessíveis até o Mackenzie (Faculdade em que fiz o curso de Direito). Mas, só fui atendida no último semestre do curso!!!!!Acreditem!!Durante todo esse período, eu tinha que dar uma grande volta por outras ruas...Bem, a Vaninha, a Alê,a Fezinha, a Bá Pugliesi, a Fabi, a Gabi Leão, o Ricardo, o Pedro, o Diodo e o Fabrício(pela quantidade de vezes nesse percurso)são testemunhas do que estou dizendo aqui.
Enfim, o direito de ir e vir do cadeirante é muito prejudicado. Isto nos priva de liberdade, de autonomia, de decidir aonde queremos ir e quando queremos. Esta dificuldade nos exclui das escolas, do trabalho e da convivência social.E, por isso, deve ser mudado.
Contudo, a semana passada fui apresentada a uma boa nova, a uma grande notícia, a mais um grande avanço. Minha mãe estava com o carro dela consertando, por isso,nos utilizamos do serviço de Táxi.E, aí, fomos surpreendidas por um novo serviço de Taxi, o TÁXI ACASSÍVEL (http://www.taxiacessivel.com.br/).
O táxi acessível foi planejado por algumas empresas de táxi- eu não me lembro quais são- que decidiram utilizar um de seus carros para adaptá-lo. O serviço está disponível desde 18 de fevereiro de 2009 e o carro é um FIAT DOBLÔ com elevador na parte de trás, onde a cadeira de rodas sobe com o passageiro e, dessa forma, o cadeirante pode subir sem precisar ser transferido para o banco do carro. Além de nós, é possível até 2 acompanhantes. O táxi acessível funciona com horário marcado, por agendamento telefônico com funcionamento de 24 horas, e não é cobrado nada a mais pelo serviço.
Conversando com o motorista do Táxi, descobri que eles recebem um curso de treinamento com um cadeirante, para que aprenda a saber como tratar esta clientela e para poder transportá-la com segurança.
Então, parabenizo aqui as empresas de Táxi responsáveis por esta brilhante iniciativa. Espero que o Taxi Acessível seja um exemplo para que as autoridades do Poder Executivo prossigam nessa empreitada, fornecendo transporte privado e público,principalmente, para as pessoas com necessidades especiais.
Acho bom que se dê incentivos fiscais (isenção ou redução de impostos) para toda rede de transporte (seja ela pública ou privada) que se preocupe com essa parcela da população, que pode ser pequena, mas que, deseja participar da sociedade e quer uma VIDA DIGNA.Privilégios tributários são o maior incentivo de uma sociedade capitalista como a nossa.
Infelizmente,poucos são os brasileiros privilegiados como eu, que podem ter automóvel próprio ou andar de Táxi. Desejo ver os mesmos avanços na rede pública e em breve!!!!!!!
Agora,enquanto esse sonho não se realiza, recomendo este serviço do Taxi Acessível (tel:3229 -7688)como uma ótima alternativa para as pessoas com deficiência.
É isso aí, amigos. Agora todos já sabem que, quando minha mãe não puder me levar nos lugares, eu sairei como a Angélica no seu grande clássico "VOU DE TÁXI!"Rs....
Preciso ir, até a próxima....

Nenhum comentário:

Postar um comentário